UOL Esporte Basquete
 
20/07/2010 - 08h47

Para evitar 'maldição da Jabulani', Mundial de basquete mantém bola antiga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta terça-feira que manterá a bola usada no último Mundial da modalidade para a edição da Turquia, que tem início em agosto.

A bola não terá alterações em relação à utilizada em 2006, no Mundial do Japão, e o anúncio acontece pouco depois de toda a polêmica com a Jabulani na Copa do Mundo de futebol. A pelota utilizada na África do Sul dividiu opiniões e gerou muitas críticas devido à imprevisibilidade de sua trajetória.

Secretário geral da entidade e membro do Comitê Olímpico Internacional, Patrick Baumann declarou que a Fiba não está “disposta a colocar em perigo a integridade do campeonato por motivos comerciais.”

“A Fifa correu um grande risco com a introdução de uma nova bola, e surgiram grandes críticas”, analisou ele. “A bola utilizada até agora tem um excelente comportamento e não há absolutamente nenhuma razão para mudarmos.”

O Brasil está no grupo B do Mundial da Turquia, com sede em Istambul. Na primeira fase, o time nacional enfrentará Estados Unidos, Eslovênia, Croácia, Irã e Tunísia.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host