UOL Esporte Basquete
 
20/07/2010 - 00h52

Valtinho pede dispensa da seleção e está fora do Mundial de basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Armador Valtinho pediu dispensa da seleção brasileira e não disputará o Mundial da Turquia

    Armador Valtinho pediu dispensa da seleção brasileira e não disputará o Mundial da Turquia

A seleção brasileira masculina sofreu sua primeira baixa para o Mundial da Turquia. O armador Valtinho, do Universo/Brasília, alegou motivos particulares e pediu dispensa do grupo que iniciou sua preparação nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Paulo Boracini, do Paulistano, foi chamado para substituir o experiente jogador.

A última participação de Valtinho na seleção brasileira havia sido na disputa do Pré-Olímpico das Américas de 2007, ainda sob o comando do técnico Lula Ferreira. O armador não foi chamado durante a passagem de Moncho Monsalve pelo time nacional, mas teve bom desempenho na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB) e chamou a atenção do argentino Rubén Magnano.

Além de Valtinho, a seleção brasileira não pôde contar com o pivô Tiago Splitter em seu primeiro dia de trabalhos no Rio de Janeiro. O jogador pediu para se apresentar depois dos companheiros para poder acertar os últimos detalhes de seu contrato com o San Antonio Spurs.

Os demais jogadores convocados para o Mundial da Turquia se apresentaram normalmente no Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O técnico Rubén Magnano poderá contar com todos os atletas brasileiros que atuam na NBA, além dos destaques do país na última temporada do basquete europeu.

“Estamos todos reunidos para começar a trabalhar. Foi a nossa primeira conversa e todos mostraram a mesma vontade de quando nos encontramos anteriormente na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil”, disse Magnano.

A seleção masculina treinará no Rio de Janeiro até o dia 4 de agosto. No dia 5, o time embarca para Brasília, onde disputará o Torneio Super Four contra Angola, Uruguai e Venezuela. O Brasil está no grupo B do Mundial da Turquia, com sede em Istambul. Na primeira fase, o time nacional enfrentará Estados Unidos, Eslovênia, Croácia, Irã e Tunísia.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host