UOL Esporte Basquete
 
11/08/2010 - 15h41

Argentina e Espanha definem equipes para Mundial da Turquia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Sergio Scariolo (centro) conversa com Ricky Rubio (esquerda) e Jose Calderón durante amistoso. Técnico anunciou os doze convocados para o Mundial com a já esperada ausência de Pau Gasol

    Sergio Scariolo (centro) conversa com Ricky Rubio (esquerda) e Jose Calderón durante amistoso. Técnico anunciou os doze convocados para o Mundial com a já esperada ausência de Pau Gasol

Duas das principais seleções candidatas ao título, Espanha e Argentina anunciaram a relação de doze jogadores que disputará o Mundial de basquete, que começa no final de agosto. Como já havia sido anunciado antes da preparação, as duas equipes não contarão com seus principais jogadores na Turquia, o pivô Pau Gasol e o ala Manuel Ginóbili.

A Espanha irá defender o título mundial sem a presença do pivô Pau Gasol, que atua no Los Angeles Lakers, da NBA. Ele pediu dispensa da equipe alegando cansaço e desfalca o grupo pela primeira vez desde 2005. A última dúvida do técnico Sergio Scariolo estava entre dois jovens alas, mas ao final acabou optando por levar Fernando San Emerito, do Caja Laboral, ao invés de Carlos Suarez, do Estudiantes.

“Nós nos despedimos de Carlos Suarez com a sensação de que com um pouco mais de maturidade e experiência ele pode, na minha opinião, ser um jogador de destaque na equipe por vários anos”, afirmou Scariolo.

Os selecionados da equipe espanhola são: Fernando San Emerito, Rudy Fernández, Ricky Rubio, Juan Carlos Navarro, Jose Manuel Calderón, Felipe Reyes, Víctor Claver, Fran Vázquez, Sergio Llull, Marc Gasol, Alex Mumbrú e Jorge Garbajosa.

Se a Espanha não terá Gasol, os argentinos terão o desfalque de Manuel Ginóbili. O ala do San Antonio Spurs, da NBA, pediu dispensa do Mundial para se recuperar fisicamente e para passar mais tempo com a família.

Mesmo sem Ginóbili, o técnico Sergio Hernández optou por levar a base da equipe que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A relação final da Argentina é: Pablo Prigioni, Juan Pablo Cantero, Carlos Delfino, Paolo Quinteros, Andrés Nocioni, Hernán Jasen, Federico Kammerichs, Luis Scola, Leonardo Gutiérrez, Fabricio Oberto, Juan Gutiérrez e Román González.

A seleção espanhola e argentina enfrentarão o Brasil em um torneio preparatório, em Logroño, Espanha, a partir do dia 15 de agosto. O mundial de basquete começa no dia 28 de agosto, na Turquia.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host