UOL Esporte Basquete
 
17/08/2010 - 19h13

Em casa, Grécia humilha Canadá em amistoso, mas ''Baby Shaq'' se machuca

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção grega não deu chances ao Canadá no jogo de abertura do Torneio de Acrópolis, nesta terça-feira. Os donos da casa atropelaram os canadenses por um placar de 123 a 49. Na partida anterior, a Sérvia venceu a Eslovênia por 82 a 81.

As quatro equipes do torneio estarão no Mundial da Turquia, que começa no dia 28 de agosto. A Eslovênia, inclusive, está no grupo C e será adversária do Brasil na primeira fase da competição.

O pivô Sofoklis Schortsanitis foi o destaque da equipe grega na vitória fácil sobre o Canadá. “Baby Shaq”, como foi apelidado pela comparação com o astro da NBA Shaquille O'neal, anotou 24 pontos em um aproveitamento de 11 cesta em 12 tentativas.

A noite só não foi perfeita porque o jogador machucou sua mão direita no terceiro período após sofrer uma falta do adversário. O pivô deixou a quadra gritando de frustração e sem ao menos arremessar os dois lances livres. Pelo lado canadense, Jevohn Shepherd foi o cestinha com 12 pontos.

A Grécia usou a força de sua defesa sufocante para não deixar o Canadá entrar na partida. Para se ter uma idéia da superioridade dos anfitriões ao longo do jogo, o primeiro tempo terminou 58 a 20 a favor da Grécia. Outro trunfo grego foram os tiros de três pontos: 13 acertos em 18 tentativas.

Na partida entre Sérvia e Eslovênia, o ala Novica Velickovic (21 pontos no jogo) acertou um lance livre a quatro segundo do final para liderar o placar pela primeira vez no jogo e garantir a vitória servia na abertura do Torneio de Acrópolis. Goran Dragic, da Eslovênia, anotou 21 pontos, mas acabou ajudando na virada do adversário ao receber uma falta antidesportiva nos últimos minutos.

Na quarta-feira, o torneio continua com a partida entre Sérvia e Canadá e depois com o jogo Grécia contra Eslovênia. O torneio acaba na quinta-feira.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host