UOL Esporte Basquete
 
18/08/2010 - 16h41

Fiba anuncia dois brasileiros como árbitros do Mundial da Turquia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quarta-feira o nome dos 40 árbitros de 30 diferentes nações que estarão no Mundial da Turquia, em agosto. O Brasil será representado por Marcos Fornies Benito e Cristiano Jesus Maranho. Esta é a primeira vez que um campeonato mundial contará com o uso de tecnologias para auxiliar nas decisões dos árbitros.

Marcos Fornies Benito tem 32 anos de idade e é árbitro internacional da Fiba desde outubro de 2004, tendo apitado o Mundial sub-19 masculino, em 2007, e Liga das Américas, em 2008. Já Cristiano Jesus Maranho tem 36 anos de idade, integra os quadros da Fiba desde 1998 e tem experiência de ter atuado no Mundial do Japão, em 2006, e nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Os convocados serão submetidos a uma clínica de arbitragem nos dias 26 e 27 de agosto, véspera da competição. A intenção é garantir, entre outras coisas, a unificação dos critérios da arbitragem durante a competição. Ao final da clínica, eles passarão por um teste físico.

“Este é o principal torneio internacional de basquete do mundo e reúne os principais jogadores e times do planeta. Nós também queremos estar certos que selecionamos os melhores oficiais e árbitros”, afirmou o diretor de esportes da Fiba, Lubomir Kotleba.

A competição na Turquia será o primeiro mundial Fiba em que será permitido o uso de replay para auxiliar os árbitros. O recurso será usado para determinar se um arremesso certo no final de cada período foi feito antes do cronometro zerar ou não. Os replays já foram usados nos Jogos de Pequim-2008 e nos torneios continentais.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host