UOL Esporte Basquete
 
18/08/2010 - 15h50

Secretário da Fiba pedirá aumento de seleções de basquete para Rio-2016

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O secretário-geral da Fiba, Patrick Baumann, afirmou na última terça-feira que irá pedir um aumento no número de seleções na competição de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Além disso, cogitou jogos em estádios de futebol no mundial da Espanha, em 2014, tendo em vista o crescimento da audiência do esporte nos últimos anos.

A declaração foi dada ao jornal espanhol As, depois de perguntado se gostaria de ampliar a quantidade de participantes nos Jogos. “Não é que se deva ampliar este número. É que o basquete merece mais seleções porque é um esporte global e porque acrescenta valor aos Jogos”, argumentou o mandatário em entrevista ao jornal espanhol As.

Segundo Baumann, a demanda da Fiba já é uma solicitação antiga. “Já havíamos pedido para Pequim-2008 e Londres-2012. Agora vamos fazer o pedido para Rio de Janeiro, em 2016, e espero que a consigamos ao menos 16 times, como o futebol”, disse.

O chefe da Fiba também comentou o próximo mundial de basquete, que será realizado na Espanha, em 2014. Baumann cogita a possibilidade de realizar jogos de basquete em estádios de futebol, tendo em vista o sucesso na audiência da competição de agosto. Na Turquia, todos os 350 mil ingressos já estão vendidos e a expectativa é que 500 milhões de pessoas em todo o mundo acompanhem o mundial pela televisão.

“Se a demanda aumentar é possível que sejamos obrigados a jogar partidas em estádios muito maiores dos que existem agora e que sejam cobertos. É possível imaginar o que aconteceria se houver uma final entre Estados Unidos e Espanha. Certamente encheríamos doze estádios olímpicos. Que problema haveria em jogá-la no Santiago Bernabeu?”, especulou o representante da Fiba.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host