Topo

Basquete


Morre Maurice Lucas, ex-jogador do Portland Trail Blazers e campeão da NBA

Divulgação/NBA
Maurice Lucas, ex-jogador do Portland Trail Blazers, morreu no domingo. Ele lutava contra um câncer na bexiga e nos últimos ano trabalhava como assistente técnico na equipe do Oregon Imagem: Divulgação/NBA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/11/2010 08h43

O ex-jogador da NBA, Maurice Lucas, morreu na noite do último domingo em sua casa, no Oregon. O jogador, que foi campeão com o Portland Trail Blazers em 1977, lutava contra um câncer na bexiga. O ex-atleta tinha 58 anos de idade e nos últimos anos atuou como assistente técnico da equipe.

Além do Portland, ao longo de suas 12 temporadas na NBA, Lucas jogou nas equipes de New Jersey, New York, Phoenix, Los Angeles Lakers e Seattle Supersonics. Neste período, o ala-pivô anotou uma média de 14,4 pontos e 8,8 rebotes por partida. Além de ser cinco vezes escolhido para o All-Star Game.

“Nós perdemos um verdadeiro campeão. Maurice foi um grande homem e um grande amigo. Ele lutou contra sua doença como o guerreiro que ele sempre foi na quadra de basquete”, afirmou o técnico do Portland, Nate Mcmillan. Em seus últimos anos, Lucas atuou como assistente técnico da equipe entre 2005/2010.

“Nós tivemos muita sorte de ter sua influência sobre os jovens atletas deste time. Ele foi meu mentor, meu irmão mais velho e sei que ele sempre esteve me apoiando. Ele nos deixou cedo demais”, disse o treinador.

Em 1988, os Blazers imortalizaram a camisa número 20, pertencente ao jogador. Lucas foi figura essencial na campanha do título dos Trail Blazers, na temporada 1976/1977. Na ocasião, o jogador atuou ao lado de Bill Walton, que mais tarde daria o nome de Luke ao seu filho em homenagem ao colega de time. Hoje, Luke Walton é jogador do Los Angeles Lakers.