Topo

Popularidade de Lin faz Taiwan e China disputarem 'paternidade' da nova sensação da NBA

Nova sensação da NBA, Jeremy Lin está com a popularidade em alta na Ásia - REUTERS/Ray Stubblebine
Nova sensação da NBA, Jeremy Lin está com a popularidade em alta na Ásia Imagem: REUTERS/Ray Stubblebine

Do UOL, em São Paulo

16/02/2012 12h00

A popularidade do armador Jeremy Lin entrou na pauta da disputa política entre Taiwan e China. Os veículos de imprensa e formadores de opinião têm reivindicado a ‘paternidade’ da nova sensação da NBA, cuja popularidade na Ásia atingiu altos índices nas últimas semanas.

País com forte influência americana, mas poucos heróis esportivos, Taiwan tem vivido dias de ‘Linsanidade’ com o novo astro da NBA, que é filho de taiwaneses radicados nos Estados Unidos. O armador dos Knicks é capa constante dos principais jornais do país e partidas do time de Nova York têm sido transmitidas por rádios locais e reproduzidas em shoppings centers e outros espaços públicos.

Os chineses também não ficam atrás em sua identificação com o astro e cobram a ‘paternidade’ de Lin, já que a China reclama Taiwan como parte de seu território e não reconhece os vizinhos como um país independente. O fato da avó materna do armador ter nascido na cidade de Zhejiang ainda contribui para que o jogador seja considerado tanto ‘chinês’ quanto ‘taiwanês’.

Identificados com o jogador, os chineses também tem contribuído para a popularização de Lin na Ásia. Fãs do país fizeram com que Lin atingisse 1 milhão de seguidores na semana passada e emissoras de TV tem coberto com grande intensidade a ascensão do jogador, sempre omitindo qualquer relação do armador com Taiwan.

A disputa aberta pela popularidade de Jeremy Lin virou assunto até mesmo de um programa humorístico de Taiwan, com um falso oficial que reivindica a nacionalidade de diversas personalidades. “Se você tem cabelo preto e pele amarela, você é chinês”, diz o personagem.

Jeremy Lin não é o primeiro atleta envolvido nas disputas entre Taiwan e China. Recentemente a golfista taiwanesa Yani Tseng, número 1 do ranking mundial, recusou cerca de US$ 25 milhões de uma empresa chinesa que oferecia a quantia para que a atleta trocasse de nacionalidade.

Publicamente, Lin tem evitado opinar sobre a polêmica e agradece o interesse dos fãs dos dois países. O armador, porém, não esconde sua relação com Taiwan, país que sempre visitou enquanto era apenas um desconhecido na NBA.

“Adoro estar em Taiwan e estarei lá em todos os verões. A todos os fãs taiwaneses, mal posso esperar para vê-los novamente neste verão”, disse Lin em conversa com jornalistas.

VEJA A CESTA DE LIN NO ÚLTIMO SEGUNDO: