Topo

David Stern, "chefão" da NBA, anuncia que deixará o cargo após 30 anos no poder

David Stern está no comando da NBA desde fevereiro de 1984 - Neilson Barnard/Getty Images/AFP
David Stern está no comando da NBA desde fevereiro de 1984 Imagem: Neilson Barnard/Getty Images/AFP

Das agências internacionais, em Miami (Estados Unidos)

25/10/2012 16h39

A NBA terá uma troca em seu comando no dia 01 de fevereiro de 2014. David Stern, atual comissário da Liga, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo de "chefão" exatamente na data em que completará 30 anos no comando da liga americana de basquete.

O novo encarregado de liderar a NBA a partir de 2014 será Adam Silver, que atualmente é envolvido na liga e já vinha sendo apontado como o sucessor de Stern, quando este deixasse o comando.

"Uma das coisas que fiz de melhor neste período foi ter preparado alguém para ser meu sucessor", afirmou Stern, de 70 anos."Não sei o que mais dizer a não ser o que falei ontem para os proprietários [dos times]. Disse a eles que foi uma grande jornada, continuará sendo por mais 15 meses, e que a liga está, acredito eu, em uma situação ótima", completou.

O comissário revelou que tomou a decisão de sair do cargo há seis meses, e que desde então já tinha certeza de quem assumiria o poder em seu lugar. Silver, por sua vez, elogiou Stern e o tratou como o "melhor comissário" de todos os tempos.

"Estou honrado de estar nesta posição hoje. Eu me sinto feliz e vou fazer o meu melhor para ajudar a NBA a crescer ainda mais", completou o "futuro" dirigente.