Topo

Gasol cutuca técnico após série positiva dos Lakers: "Jogamos no nosso esquema, não no dele"

Pau Gasol disse que mudança na maneira de jogar partiu dos jogadores, e não do treinador - Harry How/Getty Images/AFP
Pau Gasol disse que mudança na maneira de jogar partiu dos jogadores, e não do treinador Imagem: Harry How/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/01/2013 12h04

O relacionamento entre o técnico Mike D’Antoni e o elenco do Los Angeles Lakers parece não ter melhorado com a sequência de duas vitórias consecutivas da franquia nos últimos jogos. O espanhol Pau Gasol creditou a mudança de postura em quadra a uma decisão dos próprios atletas, que deixaram de atuar no esquema proposto pelo treinador.

“Não sei se estamos jogando muito o sistema de D’Antoni neste momento. Estamos fazendo o nosso próprio esquema, que passa por desacelerar o jogo, colocar muito a bola nas mãos de Kobe Bryant, jogar com bloqueios diretos na entrada do garrafão e a partir daí distribuir bem a bola. Na minha opinião, podemos continuar assim”, disse Gasol.

Os Lakers mudaram sua maneira de atuar nas últimas duas partidas. Ao invés do estilo veloz pedido pelo treinador, a franquia passou a cadenciar mais a partida e viu Kobe inverter papéis com Steve Nash. O astro assumiu o papel de facilitador para os colegas e deu 14 assistências em cada jogo.

Como resultado, os Lakers passaram a distribuir melhor as jogadas e melhoraram sua produção ofensiva. Contra o Oklahoma City Thunder, por exemplo, seis jogadores pontuaram em duplo dígito.

“Precisamos desta sensação de companheirismo. Temos que sentir que nossas costas estão cobertas. Desejo o melhor a meus companheiros e quero que rendam o máximo de suas possibilidades. Mas devemos entender que os números e estatísticas vão diminuir pelo elenco que temos. É o compromisso que devemos aceitar e, quando o fizermos, tudo vai funcionar”, comentou Gasol.

D’Antoni passou a ser criticado pelos jogadores dos Lakers após a série de maus resultados no início de 2013, quando a franquia acumulou seis derrotas consecutivas. Kobe reclamou do sistema implementado pelo treinador, que não estaria levando em conta a idade elevada do elenco. Já Gasol esbravejou pela imprensa ao perder a vaga no time titular.

A mudança de postura dos Lakers ocorreu após reunião fechada entre atletas e treinador. Segundo a imprensa norte-americana, os jogadores teriam contestado D’Antoni e ‘aparado arestas’ entre si, com direito a uma discussão acalorada entre Howard e Kobe.