Topo

Lakers repetem passado com problemas em 'supertime' e crise de relacionamento no elenco

Assim como em 2003-04, "supertime" dos Lakers enfrenta problemas de relacionamento no elenco - Getty Image e Divulgação/Lakers
Assim como em 2003-04, 'supertime' dos Lakers enfrenta problemas de relacionamento no elenco Imagem: Getty Image e Divulgação/Lakers

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 12h00

Favorito absoluto antes do início da fase regular da NBA, o Los Angeles Lakers chega à metade da temporada em uma crise que reúne estrelas veteranas, problemas de relacionamento, desempenho irregular e críticas públicas ao treinador. A situação, vivida atualmente, não é inédita na história da franquia. Envolvido em um turbilhão negativo, o time da Califórnia repete o passado e vê novamente um 'supertime' se complicar por erros dentro e fora de quadra.

Para brigar pelo título após dois anos de decepções, os Lakers fizeram as contratações mais badalas da pré-temporada ao adicionarem Dwight Howard e Steve Nash a um elenco que já contava com All-Stars como Kobe Bryant, Pau Gasol e Metta World Peace (ex-Ron Artest). Situação similar à vivida em 2003, quando trouxeram os consagrados Karl Malone e Gary Payton para se juntarem a Kobe e Shaquille O’Neal, tricampeões da NBA entre 2000 e 2002.

Controlar o ego dos astros e encontrar uma maneira de fazê-los jogar como uma equipe foi o grande desafio das duas gerações. Em 2003-04, a crise de relacionamento entre Kobe e Shaq chegou ao auge, com troca pública de farpas. Payton reclamou das limitações do sistema de triângulos, o time sofreu com lesões e o técnico Phil Jackson perdeu o controle do grupo.

“Kobe pode ser consumido por um ódio surpreendente, que tem exibido comigo e seus colegas”, escreveu o técnico Phil Jackson em seu livro The Last Season: A Team In Search of Its Soul (A última temporada: um time à procura de sua alma). O treinador ainda relata um ultimato dado ao gerente geral Mitch Kupchak: “não treinarei este time no próximo ano se [Kobe] estiver aqui. Ele não me escuta mais”.

A crise de relacionamento dentro do elenco parece se repetir em 2013. Agora veterano, Kobe mostra-se impaciente com os resultados ruins e vem soltando o verbo pela imprensa. Howard, Gasol e o técnico Mike D’Antoni já foram alvos do camisa 24. Irritado com a reserva, os espanhol também não tem economizado nas críticas ao treinador.

“Nunca me considerei um reserva e acredito que, na realidade, não sou", reclamou Gasol. "Ele me disse [D’Antoni] que se deu conta que sou mais efetivo nas posições interiores. Desculpe, mas é algo que não é nenhum mistério".

Até mesmo as lesões em série aproximam as duas gerações dos Lakers. No passado, Malone, Kobe e Shaq ficaram afastados por causa de problemas físicos. No time atual, Nash perdeu boa parte da fase regular devido a uma fratura na perna, Howard foi duas vezes afastado por contusão no ombro e Gasol está fora por tempo indeterminado por causa de uma fascite plantar.

A principal diferença entre os dois ‘supertimes’ dos Lakers nos anos 2000 está nos resultados obtidos pelas duas equipes. Mesmo com todos os problemas extra-quadra, a franquia se classificou com facilidade para os playoffs em 2004 e chegou à final, quando foi derrotada pelo Detroit Pistons. Já na temporada atual, o time alterna altos e baixos, perdeu oito dos nove jogos que disputou contra os líderes do Oeste e aparece na 10ª colocação, ameaçado de sequer se classificar ao mata-mata.

A somatória de problemas e os resultados irregulares fizeram com que um dos maiores nomes da história dos Lakers reclamasse publicamente do atual elenco. Magic Johnson utilizou sua conta no Twitter para detonar as trocas de farpas entre integrantes da equipe e pediu maior entrega a jogadores e comissão técnica.

"A responsabilidade é dos jogadores dos Lakers. Kobe vem fazendo uma temporada digna de MVP, mas o time precisa dele como um líder melhor. Dwight Howard tem que parar de reclamar e começar a dominar o ataque. Pau Gasol tem que parar de aliviar e voltar a fazer os seus 18 pontos e 10 rebotes por jogo. Acima de tudo, os jogadores do Lakers precisam começar a se divertir em quadra”, escreveu Magic.

CONFIRA AS SEMELHANÇAS DOS DOIS 'SUPERTIMES' DOS LAKERS

  • KOBE E OS PROBLEMAS COM OS PIVÔS
    A crise entre Kobe e Shaq chegou ao auge em 2003-04, com bate-boca pela imprensa em uma disputa para ser ‘o dono do time’. A troca de farpas pública começou na pré-temporada, envolveu outros jogadores dos Lakers e culminou com a saída do pivô após a derrota na decisão da NBA.

    Kobe e Dwight Howard viram seu relacionamento se desgastar nos Lakers, com críticas do camisa 24 através da imprensa. De acordo com jornais, os astros já trocaram empurrões nos vestiários, fato negado pela dupla.

  • COADJUVANTES RECLAMÕES
    Gary Payton não gostou de virar mero coadjuvante nos Lakers. Conhecido por sua língua afiada, criticou o sistema de triângulos de Phil Jackson, que estaria limitando seu jogo. Trocado no fim da temporada com os Celtics, conquistou seu 1º título da NBA em 2006, ao lado de Shaq, no Heat.

    Pau Gasol quase deixou os Lakers em 2011, em troca que traria Chris Paul para L.A. Sem se encontrar desde então, o espanhol caiu ainda mais de produção com a chegada de Mike D’Antoni e sua ‘correria’ no ataque. Foi parar na reserva, passou a criticar publicamente o treinador e cogita pedir para ser negociado.

  • VETERANOS LESIONADOS
    Duas vezes MVP da temporada, Karl Malone chegou aos Lakers com 39 anos. O veterano mostrou que o físico não era mais o mesmo, com dores nas costas e uma lesão no joelho que o prejudicou na reta final. Deixou o time e se aposentou no ano seguinte após brigar com Kobe.

    Duas vezes MVP da temporada, Steve Nash chegou aos Lakers com 38 anos. O veterano fioi prejudicado por uma fratura na perna e perdeu boa parte da primeira metade da fase regular. De volta à equipe, tem sofrido para enquadrar seu estilo de jogo com os de Kobe, Howard e Gasol.

  • TÉCNICOS SEM CONTROLE DO ELENCO
    Phil Jackson já detinha 9 títulos em 2003. Mas nem mesmo ‘Mestre Zen’ foi capaz de controlar os egos conflitantes de tantos astros. Deixou o time após a derrota na final e publicou um livro sobre aquela temporada fatídica, no qual relata a dificuldade de trabalhar com Kobe e Shaq.

    Mike D’Antoni assumiu os Lakers sob promessa de resgatar o ‘Showtime’ dos anos 80. O que se vê em quadra, porém, é um time perdido ofensiva e defensivamente. Com histórico de problemas com ‘medalhões’, bateu de frente com Gasol ao colocá-lo no banco de reservas e tem sido criticado por Kobe.

  •