Topo

Atletas da seleção de basquete secam quadra com papel higiênico em jogo da liga feminina

Partida entre Maranhão e São José foi interrompida no último quarto por causa de goteiras em quadra - Biaman Prado/Divulgação
Partida entre Maranhão e São José foi interrompida no último quarto por causa de goteiras em quadra Imagem: Biaman Prado/Divulgação

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 13h51

A partida entre Maranhão e São José pela Liga de Basquete Feminino (LBF) ficou marcada por uma inusitada técnica para a secagem de quadra. Na tentativa de conter os estragos causados por goteiras no ginásio Castelinho, em São Luís, jogadoras utilizaram papel higiênico para acabar com as poças e reiniciar o jogo.

O incidente ocorreu no último quarto de partida, quando o Maranhão liderava o placar por 56 a 49. A chuva forte que atingiu São Luís provocou uma ‘cachoeira’ dentro de quadra e obrigou o árbitro a paralisar a partida. Na tentativa de auxiliar a secagem da quadra, jogadoras da seleção brasileira como Iziane, Chuca e Kelly ajudaram os funcionários do ginásio com toalhas e papel higiênico retirado dos vestiários.

“A idéia foi da Chuca. Eu estava ajudando com as toalhas, mas elas estavam ficando ensopadas por causa da chuva, que estava muito severa. Aí ela apareceu com os rolos de papel higiênico e acabou sendo bom, porque as toalhas já estavam muito molhadas. Demos um jeitinho”, contou Iziane.

Responsável pela manutenção do ginásio Castelinho, o governo estadual prometeu realizar obras ainda nesta semana para sanar os problemas de goteiras no local. O objetivo é que a quadra esteja apta para receber o próximo jogo do Maranhão no próximo sábado, contra o Ourinhos, às 10h (horário de Brasília).

Apesar do inusitado uso do papel higiênico, goteiras em quadra são comuns em ginásios brasileiros em dias de chuva. Com passagem pela WNBA e pela Europa, Iziane se mostrou acostumada com o problema, que nunca enfrentou em arenas estrangeiras.

“Nunca passei por isso no exterior, mas também nunca enfrentei um período de muita chuva por lá. Goteiras eu só vi no Brasil mesmo. Já teve até jogo que foi interrompido e tivemos que voltar no dia seguinte por causa da água”, disse Iziane.

A paralisação por causa das goteiras não reduziu o ritmo do Maranhão, que manteve a liderança do placar no reinício de partida e venceu o confronto por 64 a 61. Cestinha da partida, Iziane marcou 20 pontos e apanhou 15 rebotes.