Topo

Dominante na NBA, LeBron mira hegemonia para rivalizar com Jordan

MVP em quatro dos últimos cinco anos, LeBron James chega a sua terceira final seguida em Miami - AP Photo/J Pat Carter
MVP em quatro dos últimos cinco anos, LeBron James chega a sua terceira final seguida em Miami Imagem: AP Photo/J Pat Carter

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 12h00

Quando anunciou que “levaria seus talentos para South Beach” em busca de um título da NBA, LeBron James foi bombardeado de críticas sobre o caminho escolhido e teve seu legado colocado em xeque. Dois anos depois, já com um anel de campeão no dedo, o astro deixou para trás as dúvidas, tornou-se unanimidade na liga e começa a construir uma hegemonia na liga norte-americana.

Desde que deixou o Cleveland Cavaliers para jogar ao lado de Dwyane Wade e Chris Bosh no Miami Heat, LeBron não sabe o que é ficar de fora das finais da NBA. Derrotado pelo Dallas Mavericks em 2011, sagrou-se campeão sobre o Oklahoma City no ano seguinte e volta a decidir o título nesta temporada a partir da próxima quinta-feira, desta vez contra o San Antonio Spurs.

“Tenho sonhado com oportunidades com esta desde que era criança. Tenho múltiplos sonhos sobre isso. Ver esse sonho se tornar realidade é uma bênção”, afirmou LeBron, após brilhar no jogo 7 da final da Conferência Leste contra o Indiana Pacers.

Mais que o retrospecto com o Heat, chamam atenção os números individuais de LeBron, que se tornou de maneira inquestionável o melhor jogador em atividade na NBA. Nos últimos cinco anos, foi quatro vezes eleito o MVP (atleta mais valioso) da temporada regular, tornando-se o quarto maior vencedor da história do prêmio.

Em 2012-13, foi escolhido o atleta do mês na Conferência Leste em cinco de seis oportunidades, terminou como o jogador mais eficiente da liga e recebeu 120 dos 121 votos possíveis para MVP da temporada – feito obtido apenas por Shaquille O’Neal em 1999-2000 (nunca o vencedor foi eleito de forma unânime).

“Nos últimos 46 anos, tive a oportunidade de ver alguns grandes jogadores. Na minha humilde opinião, acredito que este homem aqui é o melhor de todos eles”, comentou Pat Riley, atual gerente geral do Heat, que já comandou lendas como Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e Shaquille O’Neal em seus tempos de treinador.

O bom desempenho fez com que o astro assumisse o controle do Heat, que deixou de ser o ‘time do Wade’ e se tornou ‘a equipe de LeBron’. O camisa 6 supera o companheiro em praticamente todas as estatísticas nesta temporada, além de assumir a tarefa de conduzir a franquia nos momentos decisivos.

“Deus deu a ele a capacidade de ser um jogador muito, muito especial”, afirmou Wade, contente com a função de ‘coadjuvante de luxo’ no Heat.

Diante de tamanha dominância, será possível LeBron superar os números obtidos por Michael Jordan, considerado o maior jogador da história? Esta é a pergunta que tem movimentado debates acalorados na imprensa esportiva dos Estados Unidos.

A polêmica ganhou força no último mês com o ex-jogador Alonzo Mourning, que declarou ter ouvido de Scottie Pippen, ex-companheiro de Jordan, que LeBron “chutaria o traseiro” do lendário camisa 23 em um confronto direto.

“Ambos são grandes jogadores e foram incríveis em suas eras. LeBron é o melhor atleta hoje e provavelmente seria melhor que Michael Jordan. Ele é maior, mais rápido e mais forte”, defendeu o ex-jogador Isiah Thomas, ídolo do Detroit Pistons.

“Se MJ e LeBron jogassem um contra um 10 vezes, MJ ganharia todas as 10”, discordou Magic Johnson, lendário ex-jogador do Los Angeles Lakers.

JORDAN X LEBRON: CONFIRA OS NÚMEROS DOS DOIS ASTROS DA NBA

Michael Jordan LeBron James
15Número de temporadas10*
SeisTítulosUm
CincoMVP da temporadaQuatro
SeisMVP das finaisUm
Uma vezMelhor defensor da NBANenhuma vez
14Aparições no Jogo das EstrelasNove
10 vezesCestinha do anoUma vez
30,1 pts, 5,3 ass. 6,2 rebMédias*27,6 pts, 6,9 ass, 7,3 reb
  • * Temporada em andamento
  • ** Por partida

Sem disputar o basquete universitário, LeBron conquistou seu primeiro título um ano mais jovem que Jordan, mas precisou de nove temporadas para atingir o feito, contra sete do lendário jogador, cinco vezes eleito MVP da temporada regular e seis vezes das finais da NBA.

Durante o último Jogo das Estrelas, Jordan foi questionado sobre quem seria o melhor jogador da NBA na atualidade e gerou polêmica ao preferir Kobe Bryant a LeBron pelo número de títulos. “Anéis de campeão não definem a carreira de alguém. Se fosse assim, eu diria que escolheria Bill Russell antes de Jordan”, rebateu o astro do Heat.

Sempre fugindo de comparações, LeBron ainda está longe de alcançar os recordes de Jordan, que reinou absoluto na NBA na década de 90. Para superar o ídolo do Chicago Bulls, terá que manter o alto nível de atuações por pelo menos mais cinco anos. A diferença de títulos, porém, pode começar a diminuir nesta quinta-feira.