Topo

Com toco monstro de LeBron em Splitter, Heat atropela Spurs e empata final da NBA

Brasileiro foi parado por LeBron no momento em que arriscou uma enterrada  - Christian Petersen/Getty Images/AFP
Brasileiro foi parado por LeBron no momento em que arriscou uma enterrada Imagem: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/06/2013 23h35

Duramente criticado pela falta de personalidade na derrota da última quinta-feira, o Miami Heat demonstrou que aprendeu a lição e deu show de agressividade na noite deste domingo. Empurrado pelos 18 mil torcedores que marcaram presença na American Airlines Arena, o time da Flórida mostrou intensidade, venceu o San Antonio Spurs, por 103 a 84, e empatou a série final da NBA.

Prova da garra do atual campeão da liga foi o toco espetacular de LeBron James sobre o pivô brasileiro Tiago Splitter. Com cerca de oito minutos para o fim do jogo, o jogador dos Spurs subiu para uma enterrada e foi parado no alto pelo atual MVP em uma espécie de “braço de ferro”, levando a torcida ao delírio.

Para vencer, a equipe comandada pelo técnico Erik Spoelstra abusou de algo que faltou na primeira partida: coletividade ofensiva. Sem apostar todas as fichas no super trio formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, o atual campeão da liga contou com outros jogadores finalizando as jogadas e o saldo foi extremamente positivo.

Prova disso foi o desempenho de Mario Chalmers. Sem aparecer de forma convincente no jogo 1, o armador colaborou com 19 pontos. Ray Allen contribuiu com 13 pontos. Já Dwyane Wade fez 10 e Chris Bosh 12. LeBron James esteve abaixo de seu padrão, acertou sete de 17 arremessos e terminou com 17 pontos.

Pelos Spurs, o melhor foi Danny Green, que acertou todos os cinco arremessos de três que arriscou e ficou com 17 pontos. Além de levar o toco de LeBron, Splitter teve uma noite apagada e ficou apenas com quatro pontos nos quase 23 minutos que permaneceu em quadra. Parte da derrota texana pode estar ligada ao baixo aproveitamento de seus principais jogadores. Tony Parker (13), Tim Duncan (9) e Manu Ginobili (5) não pontuaram como de costume e ficaram presos na defesa do adversário. 

A partida foi equilibrada até o intervalo, quando o Heat deixou a quadra vencendo por 50 a 45. Já na segunda metade, os donos da casa não deram a menor chance aos visitantes e rapidamente abriram dez pontos de diferença. No entanto, diferente de outras partidas, a equipe de LeBron James não diminuiu a pegada e atropelou o adversário. A surra foi tão grande, que Gregg Popovich, técnico dos Spurs, optou por colocar o time reserva em quadra quando ainda restavam seis minutos para o fim.

Agora, a série vai para San Antonio, no Texas. Com a série empatada, os Spurs terão três jogos seguidos no AT&T Center e podem garantir o título caso não sejam derrotados em nenhum confronto. A partida começa às 22 horas (de Brasília), na próxima terça-feira. 

LeBron James dá toco espetacular em Tiago Splitter