LeBron inicia dinastia na NBA e cala críticas com sucesso do 'projeto Miami'

O bicampeonato do Miami Heat na noite de quinta-feira deixou claro que a NBA entrou de vez na ‘era LeBron’. MVP da temporada e das finais pelo segundo ano consecutivo, o astro chegou a seu segundo título da liga norte-americana, abrindo caminho para uma dinastia e encerrando qualquer dúvida sobre o sucesso da troca do Cleveland Cavaliers pelo time da Flórida.
Após ser vice em 2007 e fracassar nos playoffs dos anos seguintes, LeBron deixou os Cavs ao fim de seu contrato. A escolha de “levar seus talentos para South Beach” e se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh foi severamente criticada, com seu legado na NBA sendo colocado em xeque pelo fato de ter escolhido o ‘caminho mais fácil’ até o título.
Se no primeiro ano o projeto deu margens a críticas ao ser superado pelo Dallas Mavericks na decisão, desde então se mostrou um absoluto sucesso. Referências até então, Wade e Bosh tornaram-se coadjuvantes e deram suporte para que a maior estrela da NBA atualmente pudesse brilhar.
Em 2012-13, foi escolhido o atleta do mês na Conferência Leste em cinco de seis oportunidades, terminou como o jogador mais eficiente da liga e recebeu 120 dos 121 votos possíveis para MVP da temporada – feito obtido apenas por Shaquille O'Neal em 1999-2000 (nunca o vencedor foi eleito de forma unânime).
Nas finais, foi o cestinha da equipe e se tornou o segundo jogador com o maior número de triplo-duplos (dois dígitos em três fundamentos) em finais na história. Com os dois registrados neste ano, LeBron chegou a quatro na carreira – atrás apenas de Magic Johnson, que obteve o feito em oito oportunidades.
Os números de LeBron foram revertidos em prêmios individuais e, mais importante, em títulos que abriram caminho para uma dinastia na NBA. Desde o fim da ‘era Jordan’, foi a primeira vez que uma equipe da Conferência Leste chegou a dois anéis de campeão seguidos – somente o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant, do Oeste, havia obtido o troféu de forma consecutiva desde então.
Se a NBA se rendeu ao começo de uma nova hegemonia, resta saber o tamanho do legado que LeBron deixará na principal liga de basquete do mundo. Sempre comparado ao camisa 6, Michael Jordan fez com que o Chicago Bulls chegasse a seis conquistas. Kobe Bryant levou os Lakers a cinco anéis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.