Topo

Após vaga nos bastidores, Flu sofre sem patrocínio e fica fora do NBB

Fluminense recebeu convite da Liga, abriu mão de disputar o NBB por não conseguir patrocinadores - Divulgação/Basquete Tricolor
Fluminense recebeu convite da Liga, abriu mão de disputar o NBB por não conseguir patrocinadores Imagem: Divulgação/Basquete Tricolor

Do UOL, em São Paulo

13/08/2013 12h08

O Fluminense está fora da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Convidado para participar da competição nacional mesmo após fracassar em quadra na busca por uma vaga, o time carioca não conseguiu reunir patrocinadores necessários para viabilizar um elenco competitivo e optou por não participar do campeonato.

"Apesar de todo apoio da Liga Nacional de Basquete, além dos esforços feitos pelas empresas que fizeram parte do projeto, a captação para viabilizar a participação do clube não atingiu os níveis que seriam necessários para honrar com a tradição dos esportes olímpicos, que é buscar o título em todas as competições que disputa", justificou o clube em nota oficial.

A participação do Fluminense no NBB gerou polêmica desde o início. Campeão da Supercopa Brasil, o clube disputou o triangular de acesso à elite nacional, mas perdeu seus dois jogos e ficou sem a vaga. Ainda assim, acabou convidado para o torneio pela Liga Nacional de Basquete (LNB) após apresentar projeto prevendo patrocinadores e um elenco forte.

Na prática, porém, as previsões do Fluminense não se viabilizaram. A equipe obteve apoio da Universidade Estácio de Sá, mas não conquistou outros patrocinadores e viu seus atletas migrarem para outros clubes. Contratado, o técnico Walter Roese desistiu de comandar o time criticando a indefinição do projeto.

“Após seis longas semanas de angústia, não deu mais para continuar esperando. Viajo amanha ao Rio com a família inteira, cachorro e 15 malas. Desejo a todos envolvidos com a equipe boa sorte e muito sucesso. A vida continua e sempre bons desafios nos aguardando”, escreveu Roese em sua conta nas redes sociais.

Uma reunião na manhã desta terça-feira, em São Paulo, definirá os participantes da próxima edição do NBB. Além do Fluminense, o Joinville já havia anunciado que não disputará a competição devido a dificuldades financeiras.