Topo

NBA tem LeBron mascarado e homenagem de gay após primeiros pontos

Do UOL, em São Paulo

28/02/2014 08h20

A rodada da NBA desta quinta-feira ficou marcada pela máscara que teve que atuar o ala LeBron James e a homenagem do primeiro gay assumido da liga, Jason Collins, a um garoto que morreu após um ataque anti-gay em 1998.

LeBron James foi obrigado a atuar mascarado por causa de uma contusão no nariz que sofreu contra o Oklahoma Thunder e o tirou de combate de alguns jogos do Miami Heat. Mesmo assim, ele foi o cestinha da equipe na vitória contra o New York Knicks por 108 a 82.

LeBron marcou 31 pontos, pegou quatro rebotes e deu quatro assistências, vencendo o duelo de astros contra Carmelo Anthony, que anotou 29 pontos, pegou sete rebotes e deu quatro assistências.

Mas o que deu a tônica no pós-jogo foi a máscara de LeBron James. “Eu gostei do look dele. Pareceu algo ameaçador. Assim como ele foi agressivo, e esta foi a grande chave”, analisou o técnico Erik Spolestra.

“Veio com o uniforme. Estávamos vestindo preto. Estava pronto para usar uma de carbono (máscara), que é mais leve do que eu usei no aquecimento. Esta veio no último minuto e eu atuei com ela”, justificou LeBron.

Gay marca primeiros pontos

Primeiro atleta homossexual assumido da NBA, Jason Collins marcou seus três primeiros pontos desde que retornou para a liga norte-americana de basquete na vitória do seu time, o Brooklyn Nets, por 112 a 89 sobre o Denver Nuggets.

Collins atuou com a camisa de número 98 em homenagem ao ano da morte de Matthew Shepard, que foi assassinado em um ataque anti-gay. Após o jogo, ele falou com Dennis e Judy, os pais do garoto. "Estava na faculdade quando ele foi morto. Foi uma tragédia o que aconteceu. Espero que isto ajude os outros a enfrentar os problemas e seguir em frente", disse o pivô.