Topo

Vazamento de dados da Sony afeta rotina de time da NBA

REUTERS/Mike Stone
Imagem: REUTERS/Mike Stone

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 16h20

Um ataque hacker iniciou grave crise na Sony em 24 de novembro: filmes completos, dados de atores, orçamentos e outros documentos vieram a público, expondo até número de passaporte de atores consagrados. Os efeitos do crime virtual continuam a se espalhar pela indústria do entretenimento, e agora atingem até o mundo esportivo. Por conta do problema, o dono do Dallas Mavericks, da NBA, deixou de se comunicar com atletas, comissão técnica e dirigentes por e-mail. Agora ele só usa um aplicativo.

"O que aconteceu... pode e vai acontecer com atletas", afirmou Mark Cuban, proprietário da franquia texana, de acordo com o jornal USA Today. Ele foi um dos afetados pelos vazamentos: vieram a público negociações para sua participação do programa Shark Tanks, no qual empreendedores apresentam ideias de negócio a potenciais investidores em busca de financiamento. Nas mensagens, ele reclama do cachê que receberia da Sony.

Acredita-se que o ataque hacker seja uma represália pelo lançamento do filme The Inverview, no qual o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-Il, é assassinado. A obra teve o lançamento, marcado para 25 de dezembro, cancelado. Com tamanha teoria da conspiração em andamento, Cuban preferiu não correr riscos e implantou o uso do aplicativo Cyber Dust entre os membros do Dallas Mavericks.

O aplicativo foi criado por uma das empresas do próprio Mark Cuban e tem a característica de deletar a mensagem após a leitura da mesma. Ele ainda avisa à pessoa que enviou o texto se a pessoa que recebeu tentou tirar print-screen da tela. "Quando você manda um e-mail ou mensagem, você perde domínio sobre ele, mas não perde a responsabilidade", afirmou, ao explicar a preocupação.

"Porque arriscar? Qualquer empresário escreve e-mails e mensagens como se fosse para ser lidas por uma terceira pessoa, e nunca é bom o suficiente. Além disso, nenhum e-mail ou mensagem é honesto. Eu prefiro conversar cara a cara. Você pode ser franco, honesto e direto", complementou o dono dos Mavericks. Quando não pode se encontrar com o técnico Rick Carlisle ou com o pivô Dirk Nowitzki, ele agora manda mensagens por aplicativo.