Topo

Brasil enfrentará donos da casa e algoz recente em Pré-Olímpico de basquete

Rubén Magnano, técnico do Brasil, ainda não sabe se terá de montar seleção para brigar por vaga no Pré-Olímpico - AFP PHOTO / JORGE GUERRERO
Rubén Magnano, técnico do Brasil, ainda não sabe se terá de montar seleção para brigar por vaga no Pré-Olímpico Imagem: AFP PHOTO / JORGE GUERRERO

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 16h20

A Fiba Americas, entidade que comanda o basquete no continente americano, realizou nesta quarta-feira (25) o sorteio dos grupos do Pré-Olímpico da modalidade, que será realizado em Monterrey (México) entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro de 2015 e definirá as seleções que vão representar o continente nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O Brasil deu sorte na composição das chaves, mas terá pela frente os donos da casa e o Uruguai, algoz recente da seleção comandada por Rubén Magnano.

O Brasil está no Grupo A do pré-olímpico, ao República Dominicana, Uruguai, Panamá e México. A outra chave tem Argentina, Porto Rico, Venezuela, Cuba e Canadá.

Em 2013, o Uruguai foi um dos algozes do Brasil na vexatória campanha na Copa América de basquete – o time de Magnano sofreu quatro derrrotas em quatro partidas e terminou o torneio sem vencer pela primeira vez na história.

A campanha negativa na Copa América condicionou a participação do Brasil na Copa do Mundo de 2014 a uma série de contrapartidas, incluindo o pagamento de um montante à Fiba. Contudo, como a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) ainda tem de quitar pelo menos US$ 1 milhão (R$ 3,25 milhões), a entidade que comanda o basquete mundial tem postergado o anúncio de que o país-sede terá vaga no Rio-2016.

Segundo o UOL Esporte apurou, a Fiba tem usado a vaga olímpica para pressionar a CBB. A entidade deveria ter anunciado neste mês que o Brasil teria lugar nos Jogos Olímpicos por ser sede do evento, mas adiou a decisão para 30 de junho, menos de dois meses antes do Pré-Olímpico. Nesse ínterim, tem dito aos dirigentes brasileiros que só vai confirmar a participação do país se a dívida for quitada.

Caso não tenha lugar assegurado, o Brasil terá de passar pelo Pré-Olímpico. Foi assim que o time sul-americano conseguiu vaga nos Jogos de Londres-2012, encerrando hiato que durava desde Atlanta-1996.

Caso tenha de disputar vaga via Pré-Olímpico, o Brasil terá tarefa extremamente complicada. Apenas os dois primeiros do torneio terão lugar no Rio-2016, e os outros dois semifinalistas terão de passar pelo Pré-Olímpico mundial entre 4 e 11 de julho de 2016.

No grupo do Brasil, o México desponta como favorito. O time do pivô Gustavo Ayón, MVP (jogador mais valioso) da Copa América de 2013, jogará em casa e tentará repetir o título conquistado no torneio continental.

O Uruguai passou de fase na Copa América de 2013, mas foi eliminado logo na segunda etapa. A República Dominicana foi ainda longe – acabou o torneio no quarto lugar.