Topo

Adeus mágico de Kobe e recorde dos Warriors. NBA reage a noite histórica

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 08h16

O dia 13 de abril de 2016 certamente ficará marcado na história na NBA por dois motivos: a despedida fantástica de Kobe Bryant após 20 anos no Los Angeles Lakers e o recorde de vitórias em uma temporada obtido pelo Golden State Warriors. E o mundo do basquete reagiu à altura dos acontecimentos.

Desde a imprensa até jogadores, ex-atletas e fãs, ninguém ligado ao esporte ficou indiferente a esse dia especial. Confira as melhores reações:

Kobe: um final digno de Hollywood

Kobe Bryant despedida - Harry How/Getty Images/AFP - Harry How/Getty Images/AFP
Imagem: Harry How/Getty Images/AFP

Com 60 pontos e uma atuação decisiva no último quarto para garantir a virada dos Lakers sobre o Utah Jazz, Kobe Bryant teve o adeus de seus sonhos. Mesmo em uma temporada sofrível para a franquia de Los Angeles, o astro roubou a noite.

A NBC disse que a despedida foi digna de Hollywood: "Kobe terminou sua carreira do único modo que ele poderia. Da maneira mais 'Kobe' possível". Já a ESPN americana afirmou que foi algo que "só ele poderia conseguir, porque esse é o competidor que ele é".

O próprio Kobe fez piada de sua atuação - os 60 pontos foram conquistados com nada menos que 50 arremessos - um recorde da NBA desde que a estatística começou a ser registrada oficialmente em 1983/84.

"A coisa que me fez rir a noite inteira foi que eu passei 20 anos com todo mundo gritando para eu passar a bola, e na última noite eles só disseram: 'não passe'", riu a estrela da noite, fazendo a multidão no Staples Center delirar.

Warriors: um lugar garantido na história

Stephen Curry comemora - Thearon W. Henderson/Getty Images - Thearon W. Henderson/Getty Images
Imagem: Thearon W. Henderson/Getty Images

Se Kobe está dando adeus após cinco títulos da NBA, Stephen Curry e os Warriors estão cada vez melhores. Os atuais campeões fecharam a temporada regular com incríveis 73 vitórias, superando o recorde de 72 do Chicago Bulls de Michael Jordan em 1995/96.

Após o triunfo sobre o Memphis Grizzlies, a comunidade do basquete também parou para exaltar os Warriors - e principalmente Curry, que novamente foi um monstro no perímetro e alcançou a marca insana de 400 arremessos de três pontos certos em uma temporada. Nenhum outro jogador conseguiu sequer 300.

"Os Warriors conquistam seu lugar na história", foi a manchete da CBS Sports. "O mais impressionante de todos os recordes que esse time quebrou nesta temporada", disse o SB Nation.

A magia da noite foi tanta que nem presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou de registrar esse momento histórico do basquete. Torcedor dos Bulls, ele disse que se sentiu feliz por ter o recorde de sua equipe quebrado por esse "grupo de ótimos caras" no Twitter.