Topo

Após início de temporada abaixo, Stephen Curry volta a 'modo MVP' na NBA

Curry passou de 20,9 a 27,8 pontos em média de dezembro de 2016 a janeiro de 2017 - AP Photo/Marcio Jose Sanchez
Curry passou de 20,9 a 27,8 pontos em média de dezembro de 2016 a janeiro de 2017 Imagem: AP Photo/Marcio Jose Sanchez

Do UOL, em São Paulo

02/02/2017 15h37

Os primeiros meses de Stephen Curry na temporada 2016/2017 da NBA levantaram a questão: a chegada de Kevin Durant teria retirado espaço no Golden State Warriors do MVP (Jogador Mais Valioso) dos dois últimos anos na liga? 

Tão logo desembarcou em Oakland numa das transações mais polêmicas da história, Durant passou a liderar a franquia em praticamente todos os fundamentos. Enquanto Curry começou a sofrer até mesmo nas bolas de três, viu seu número de pontos cair e chegou a ser questionado pela mídia americana.

O ponto mais baixo da temporada de Curry aconteceu em dezembro passado, quando ele teve 20,9 pontos por jogo de média – com cerca de 15 arremessos. Números muito abaixo do que o talentoso armador de 1,91 vinha acumulando nos últimos anos. Em janeiro, porém, Curry enfim disse a que veio na temporada.

Ele passou a contribuir 27,8 pontos de média por partida, com pouco mais de 20 bolas arremessadas. Mais: se no começo da temporada Curry chegou a ficar atrás de Eric Gordon, do Houston, no quesito bolas de três (sua principal especialidade), com a melhora técnica no mês de janeiro ele já despontou no quesito – lidera com 199 acertos, ante 170 de Gordon.

Os dois últimos jogos dos Warriors simbolizam a volta de Curry ao “modo MVP”. Ele somou incríveis 82 pontos, tendo acertado 29 dos 43 arremessos que acertou, com 20 bolas na redinha em 30 tentativas de três. E em ambos os casos, não jogou o quarto período das partidas, isto é, teve 41 pontos de média em três quartos de jogo. Números que falam por si só, números do melhor Stephen Curry. 

Confira o show de Curry contra o Charlotte nesta quarta