Topo

Fiba mantém suspensão da Confederação de Basquete até maio

Divulgação/Fiba
Imagem: Divulgação/Fiba

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 15h09

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) segue suspensa pela Federação Internacional (Fiba) e só terá sua situação reavaliada em maio durante novo congresso do órgão mundial. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após encontro na Suíça que reuniu pessoas de diversos segmentos do basquete brasileiro, os candidatos da próxima eleição e representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

"A Fiba providenciou uma força-tarefa que - se os brasileiros desejarem - poderá ajudar a solucionar os problemas existentes e retirar a suspensão antes do Congresso no começo de maio, antes de um verão cheio de competições e antes do lançamento do novo sistema de competições em novembro", diz comunicado divulgado pela Fiba.

"As discussões foram francas e construtivas e todos os envolvidos expressaram o forte desejo de remediar a situação o mais rápido possível", prossegue a nota.

"Os representantes brasileiros terão uma reunião interna na próxima semana e entrarão em contato com a Fiba na sequência para iniciar o processo", finaliza.

Com a manutenção da suspensão da CBB, imposta no dia 14 de novembro, os clubes brasileiros e as seleções estão impedidas de participar de qualquer competição internacional. A Confederação recebeu o gancho devido a graves problemas administrativos e financeiros.

Até a nova reunião da Fiba, em maio, está prevista a eleição presidencial da CBB. O pleito está marcado para o dia 10 de março no Rio de Janeiro e colocará frente a frente Amarildo Rosa e Guy Peixoto. O vencedor substituirá Carlos Nunes, que está no cargo desde 2009. Os três estiveram presentes na reunião na Suiça nesta sexta.

"Defendi até o ultimo instante da reunião para que fosse retirada a suspensão da Fina, o que foi defendido também por todos representantes do Brasil aqu , uns com ponderações, outros como eu, mais firmes na defesa. A Fiba fez uma contra proposta formulada por escrito no intervalo e nos apresentou. Nessa proposta, ela manteve a suspensão mas reconheceu a necessidade da eleição para poder agir com a força-tarefa. Então, após as eleições ela vai estar junto ao novo presidente", afirmou Amarildo ao UOL Esporte.

"O presidente eleito, juntamente com Ministério e COB estarão trabalhando juntos na força-tarefa e apresentando uma proposta financeira para a Fiba até final de abril para avaliação da retirada da suspensão", completou.

Ainda de acordo com Amarildo, Carlos Nunes se comprometeu a abrir as contas da entidade e expor a real situação da CBB.
 
Como a suspensão segue em vigor, a CBB continua impedida de receber os  R$ 3.467.205,08 a quais teria direito pela Lei Agnelo/Piva.