Topo

Carrasco do Brasil na Rio-2016, Nocioni anuncia aposentadoria do basquete

REUTERS/Jim Young
Imagem: REUTERS/Jim Young

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 08h10

Aos 37 anos de idade, o argentino campeão olímpico de basquete Andrés Nocioni anunciou a sua aposentadoria. O comunicado oficial do adeus às quadras, que ocorrerá ao fim da atual temporada,  foi feito por meio de seu perfil no Twitter.

Nocioni foi o carrasco do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado. Na vitória da Argentina na fase de grupos por 111 a 107, após duas prorrogações, o ala-pivô anotou 37 pontos e terminou como o cestinha da partida. Este resultado praticamente selou a eliminação do time nacional.

"Depois de tentas batalhas, decidi deixar de arrebentar a garrafa de água contra o piso cada vez que me substituem, molhando  meus companheiros, assistentes e espectadores da primeira fila. De atirar toalhas, chutar bancos e xingar o ar. Decidi amadurecer, senhores. Cansei de discutir com os árbitros pelas decisões que nunca saberemos se foram erradas. Não quero que marquem faltas técnicas minhas, tampouco pagar academia ou jantas da equipe com minhas multas. Devo progredir. Meditei o suficiente. Basta de brigar com rivais, basta de noites sem dormir por vitórias ou angústia por derrotas que são como punhais. Acabou. Pretendo melhorar as minhas condutas, meus hábitos. E como tenho claro que não poderei mudar meu temperamento jamais. Me aposento. Me vou antes que me mandem embora", escreveu em tom descontraído o agora ex-jogador em trecho da carta de adeus.

Nocioni defende atualmente ao Real Madrid, que ocupa a terceira posição da liga espanhola e está classificado para os playoffs. Na Euroliga, o time já está garantido nas quartas de final, após ser o melhor nas fases iniciais.

"Vivi como joguei. Fui sempre honesto e entreguei o meu coração em cada clube em que estive, todos os dias, todos os treinos, todas as partidas. Deixo o basquete da maneira que quero deixá-lo: competindo no mais alto nível na Europa e em um clube da máxima hierarquia mundial".

Nocioni jogou na NBA entre os anos de 2004 e 2012, tendo passado por Chicago Bulls, Sacramento Kings e Philadelphia 76ers. Ele está no Real desde 2014.