Topo

Saiba quem são os 4 brasileiros na inscrição prévia para o Draft da NBA

Georginho (dir.) é o nome mais conhecido entre os inscritos - Paulistano Basquete/Facebook/Reprodução
Georginho (dir.) é o nome mais conhecido entre os inscritos Imagem: Paulistano Basquete/Facebook/Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

25/04/2017 19h42

A NBA anunciou nesta terça-feira (25) que 182 jogadores fizeram uma inscrição prévia para participar do "processo seletivo" da liga, o Draft de 2017. Dentre os atletas que enviaram uma carta à liga estão quatro brasileiros: Georginho de Paula, Mogi (ambos do Paulistano), Aquiles e Cauê (ambos do Pinheiros).

Três dos jogadores do quarteto disputam a atual edição do Novo Basquete Brasil (NBB), com diferentes níveis de protagonismo. O armador Georginho é o nome mais conhecido, pois é um dos destaques do Paulistano na atual temporada com médias de 11,9 pontos, 4,4 rebotes e 4,5 assistências por partida.

O ala-armador Mogi, colega de time de Georginho, é reserva da equipe paulista e marcou 5,5 pontos por partida, além de 2,2 rebotes. A dupla do Paulistano tem 21 anos e porte físico semelhante: 1,96 m e 90 kg - Georginho tem 91 kg.

Entre os jogadores do Pinheiros, o pivô Cauê, 19 anos, é quem chegou a entrar em quadra no NBB, porém teve uma participação discreta – jogou em apenas oito partidas e ficou menos de um minuto em quadra na média. O ala Aquiles, que também tem 19 anos, não disputou o NBB.

Os brasileiros tinham até o último domingo (23) para enviarem suas cartas expressando o desejo de entrar no Draft. Caso não queiram seguir adiante no processo, os atletas terão que notificar suas intenções à NBA até o dia 12 de junho.

Se decidirem continuar, os atletas não terão uma segunda oportunidade para participar do processo. Caso nenhum brasileiro seja escolhido por alguma equipe da NBA, não significa que eles não poderão disputar a liga americana. Eles poderão assinar como agentes livres com alguma equipe da NBA para a disputa da Liga de Verão.

Foi por meio dela, por exemplo, que o pivô Cristiano Felício recebeu uma oferta contratual do Chicago Bulls e, aos poucos, ganhou espaço no time.

Outros países e maiores estrelas

O Brasil é, ao lado da Sérvia, o quinto país com mais pré-inscritos no Draft, com quatro nomes. O país que tem mais jogadores tentando uma vaga na NBA é a Lituânia, com oito postulantes - o destaque é o pivô Isaiah Hartenstein, que defende o Zalgiris.

A Turquia está no segundo lugar, com seis jogadores pré-inscritos. Espanha e França dividem a terceira posição, com cinco cada.

No total, 45 atletas com carreira fora dos Estados Unidos tentarão uma vaga na NBA. O mais falado deles é o armador francês Frank Ntilikina o mais falado por sites especializados, como o DraftExpress. Ntilikina é apontado como o décimo mais talentoso fora da liga americana - como comparação, Georginho de Paula é o 91º da mesma lista.

Os jogadores mais valorizados pelos americanos, no entanto, são aqueles que passaram pelo basquete universitário. Para este ano, as maiores apostas são os armadores Markelle Fultz e Lonzo Ball, assim como alas Josh Jackson e Jayson Tatum.