Topo

Basquete

Governo turco decreta prisão de jogador da NBA por terrorismo, diz jornal

AP Photo/Max Becherer
Enes Kanter, do Thunder Imagem: AP Photo/Max Becherer

Do UOL, em São Paulo

27/05/2017 14h45


O pivô turco do Oklahoma City Thunder Enes Kanter enfrenta um mandado de prisão por parte do governo de seu país por “ser membro de uma organização terrorista”. A informação foi veiculada na imprensa americana pelo site do USA Today citando a publicação turca Daily Sabah.

O governo turco pediu a inclusão do atleta na lista vermelha da Interpol. O pedido é avaliado e, caso seja acatado, os outros países devem localizar e prender o procurado. Mas a prisão e extradição pelos americanos é improvável.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusa Fethullah Gulen, um clérigo que vive nos Estados Unidos, de organizar um golpe ano passado. Nem Barack Obama, nem Donald Trump aceitaram as suspeitas. O mesmo comportamento deve se repetir neste episódio aponta o especialista em legislação exterior ouvido pelo USA Today Richard Kaplan.

O pivô do Thunder é um crítico recorrente de Recep Erdogan e respondeu pelo Twitter. Kanter escreveu: don't waste your breath. A expressão significa não perca seu tempo.

A Turquia vive um momento de instabilidade e o presidente é acusado pelos opositores de acumular poder. Houve uma tentativa de derrubar Erdogan ano passado com participação de militares e 265 pessoas morreram.

Desde então, milhares de prisões ocorreram, incluindo juízes, promotores, policiais e jornalistas. O argumento é de participação no golpe. O país está dividido sobre a situação. O presidente pediu um plebiscito para ter mais poderes e foi vencedor com 51% dos votos.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!