Topo

Finalista do NBB, prodígio foi treinado por técnico ligado aos Warriors

Yago (à esquerda), armador do Paulistano, em ação durante jogo contra o Vitória - Divulgação/LNB
Yago (à esquerda), armador do Paulistano, em ação durante jogo contra o Vitória Imagem: Divulgação/LNB

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

27/05/2017 04h00

Logo em sua primeira temporada no basquete profissional, Yago já vai brigar pelo título do NBB pela primeira vez na carreira. Aos 18 anos de idade, o jovem armador do Paulistano será uma das armas do clube da capital no jogo 1 da decisão contra o Bauru, que acontece neste sábado (27), às 14h, no ginásio Antonio Prado Jr, na cidade de São Paulo. Para triunfar, o prodígio conta com os ensinamentos de um técnico ligado ao Golden State Warriors, finalista da NBA, que o treinou há pouco mais de um ano.

No dia 17/6/2016, Casey Hill, técnico do Santa Cruz Warriors, comandou uma clínica promovida pela Liga Nacional de Basquete voltada para técnicos brasileiros usando como cobaias os jogadores do time sub-19 do Palmeiras. Yago era o principal destaque daquele elenco.

O Santa Cruz Warriors é o time da D-League afiliado ao Golden State Warriors. Apesar de não existirem rebaixamentos e acessos na NBA, o campeonato é uma espécie de divisão inferior da liga profissional americana de basquete, usada pelas franquias para auxiliar o desenvolvimento de suas jovens promessas e a reabilitação de jogadores lesionados.

Pouco mais de um ano depois, Yago passou de promessa do Palmeiras para peça importante na rotação do Paulistano. Com médias de 9,1 pontos e 1,6 assistências em 12,4 minutos por exibição nos playoffs, o armador se destacou na série contra o Vitória, anotando 20 pontos no jogo que confirmou a classificação do time da capital para a final.

Entre os motivos de seu rápido sucesso, estão os ensinamentos que Yago traz da clínica com Hill.

"Foi importante para melhorar meu controle de bola. Aprendi como eu podia posicionar meu corpo na frente de defensores maiores para ajudar a proteger a bola", contou o armador, ao UOL Esporte.

Questionado sobre a diferença do treino do técnico dos Warriors para os que faz sob o comando de treinadores brasileiros, Yago destacou a atenção do americano às coisas pequenas.

"Ele foca mais nos detalhes. Algumas coisas que ele disse passam despercebidas aqui no Brasil", opinou.

Yago deixou o Palmeiras rumo ao Paulistano já com a temporada em andamento. Estreou no dia 20/12/2016, jogando oito minutos e anotando três pontos em duelo com o Caxias. Agora, menos de um ano depois, pode conquistar o primeiro título de sua carreira profissional.

"É uma coisa que eu nem podia imaginar. Foi tudo tão rápido. Eu estava aprendendo bastante, mas o time precisou de mim e eu pude corresponder", afirmou o prodígio, que ganhou espaço na rotação com a contusão do titular Georginho, já recuperado para as finais.

Contra o Bauru, Yago voltará a ser uma das armas do banco de reservas do Paulistano. Quando acionado, colocará em quadra seu arsenal ofensivo – que conta com um toque dos Warriors.