Topo

Únicos representantes do Brasil vêm de shopping e não vivem de basquete

Lendas 55/RJ posam após o título do Quest ANB 3x3 Saskatoon no Shopping Metrô Tatuapé - Bruno Medino/Divulgação
Lendas 55/RJ posam após o título do Quest ANB 3x3 Saskatoon no Shopping Metrô Tatuapé Imagem: Bruno Medino/Divulgação

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/06/2017 04h00

Vencedor do Quest ANB 3x3 Saskatoon, torneio de 3x3 disputado no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, o Lendas 55, do Rio de Janeiro, garantiu classificação para etapa do Canadá do Circuito Mundial e se tornou o único time brasileiro classificado para um torneio internacional de basquete. Isso porque o torneio é promovido pela Associação Nacional de Basquete 3x3, e não pela Confederação Brasileira de Basquete, punida pela Federação Internacional de Basquete com a suspensão de participar de competições

A participação do Lendas representa, por enquanto, a única participação do país em competições internacionais da modalidade nesta temporada. Isso porque a suspensão da CBB exclui clubes e seleções do país de quaisquer torneios de basquete tradicional, disputado em quadra inteira e com cinco jogadores em quadra de cada lado. Resta, então, o três contra três.

A realização deixa os membros do Lendas 55 ainda mais orgulhosos. Isso porque, dos quatro jogadores que formam o elenco da equipe, só Lucca reside na cidade da eliminatória vencida pelo time carioca. Carlinhos e Marcelão residem no Rio de Janeiro, enquanto o capitão Douglas, que é personal trainer, mora em Petrópolis.

A profissão do líder do time é um dos trunfos do Lendas 55, já que o time não treina junto. A ANB3x3 tem apenas dez anos de idade, e, segundo Douglas, ainda não é possível viver da modalidade.

"A gente se cuida bem. No último campeonato, a gente estava visivelmente acima fisicamente. A gente sempre puxa o outro, motiva. Eu às vezes passo uns treinos físicos para o pessoal. A gente tem que aprimorar o físico. O lado técnico, infelizmente não dá. A gente não consegue se encontrar. Infelizmente, com o recurso que temos, é o que dá", contou o capitão, ao UOL.

Seletiva classificará mais times ao México

A partir deste sábado (3), mais times brasileiros entram em ação em São Bernardo e tentam igualar a equipe carioca.

Entre sábado e domingo, será disputado o Challenge Internacional São Paulo 3x3 no Parque da Juventude Citttà Di Marostica, em São Bernardo. Os três primeiros colocados da competição avançam para a final do Challenge, que acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

A final do Challenge, por sua vez, classifica os dois melhores times para a etapa do México do Circuito Mundial de basquete 3x3, marcada para setembro. Com isso, o basquete brasileiro tem ao menos uma equipe garantida em uma competição internacional na temporada.

O Lendas 55 também disputará a competição para se manter em atividade. Com a vitória no Shopping Metrô Tatuapé, localizado na zona leste de São Paulo, o time carioca se classificou para o Canadá Quest, torneio que acontecerá em Saskatoon e que dá duas vagas para a etapa mexicana do circuito.

Apesar do possível aumento de visibilidade com a suspensão da CBB, Márcio Vinícius Cardozo, presidente da ANB3x3, não vê o gancho com bons olhos. O dirigente, que ocupa o cargo desde 2012, elogiou a nova gestão da Confederação e a Liga Nacional de Basquete e quer ajuda para alavancar a modalidade no país.

"Eu vejo o crescimento do basquete como bom para todos. A crise afeta todos. Restringiu um pouco a imagem do Brasil lá fora, e possíveis patrocinadores se direcionam para outros esportes. A gente tem o exemplo da Liga Nacional de Basquete, e agora com a nova gestão da CBB, o basquete, que já estava em uma crescente no país, vai continuar crescendo", opinou o dirigente, também ao UOL.

Enquanto isso não acontece, cabe ao Lendas carregar o nome do Brasil no exterior.