Topo

Basquete 3x3 pode virar olímpico se COI der o aval nesta sexta

Estados Unidos e Sérvia disputam final do Mundial do basquete 3x3 em 2016 - Fiba/Divulgação
Estados Unidos e Sérvia disputam final do Mundial do basquete 3x3 em 2016 Imagem: Fiba/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 19h05

Uma reunião nesta sexta-feira (9) do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne (Suíça) definirá quais esportes estarão na lista completa de medalhas para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Uma das potenciais novidades é o basquete 3x3, apontado como favorito a aprovação entre as 60 propostas que serão discutidas.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) acredita que a modalidade está em boas condições para ter torneios masculino e feminino na Olimpíada após a confirmação da inclusão de skate e escalada aos Jogos de Tóquio no ano passado.

“Agora tem um núcleo urbano que foi criado. O melhor esporte coletivo urbano é o basquete 3x3. Seria uma combinação perfeita”, afirmou Patrick Baumann, secretário geral da Fiba.

Uma vez aprovada, a modalidade não deve contar com estrelas da NBA ou outras ligas profissionais do basquete comum, mas atletas do esporte que coloca três jogadores contra outros três em meia quadra.

Um jogo do basquete 3x3 tem apenas um período de até 10 minutos, que pode acabar antes caso um time chegue a 21 pontos. Cestas feitas dentro dos limites do que seria a linha de três pontos no basquete comum valem um ponto, enquanto os arremessos certos fora dela contam dois pontos.

Em caso de troca de posse de bola após um arremesso errado ou um desarme, o time que recuperou a bola deverá sair da linha de três pontos para poder atacar.

Outra diferença é o tamanho dos times: apenas quatro jogadores (um reserva) e sem técnico.

O encontro do COI também pode encaminhar as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. O provável é que Paris suceda Tóquio e Los Angeles fique com a Olimpíada de 2028.