Topo

Warriors viram sobre Cleveland, aumentam série e ficam a um jogo do título

Stephen Curry e Kevin Durant foram os destaques do Golden State Warriors - Ken Blaze/USA TODAY Sports
Stephen Curry e Kevin Durant foram os destaques do Golden State Warriors
Imagem: Ken Blaze/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/06/2017 00h47

O Cleveland Cavaliers bem que tentou, mas, mais uma vez, acabou derrotado. Nesta quarta-feira (8), pela terceira partida da série final, os donos da casa conseguiram uma boa vantagem no último quarto, mas deixaram o Golden State Warriors virar, vencer por 118 a 113 e embalar o terceiro triunfo seguido na decisão da NBA.

O trio do Golden State Warriors dividiu o protagonismo nesta noite. Kevin Durant, Klay Thompson e Stephen Curry somaram 87 pontos, sendo 31 para o primeiro, 30 para o segundo e 26 para o armador - o camisa 30 ainda conseguiu 13 rebotes, anotando um duplo-duplo na partida.

Já pelo lado dos Cavs, LeBron James e Kyrie Irving até que tiveram uma ótima atuação, com 39 e 38 pontos, respectivamente, mas sofreram com a ineficiência dos companheiros, que não conseguiram manter o ritmo quando requisitados e fizeram a diferença no placar final.

Com a vitória, os Warriors aumentam sua invencibilidade nos playoffs para 15 jogos, um recorde absoluto, podendo se tornar a primeira equipe a conquistar o título de forma invicta na fase final da NBA. Para evitar o título, o Cleveland precisa vencer de qualquer maneira para seguir vivo na disputa do bicampeonato do melhor basquete do mundo.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira (9), mais uma vez no estado de Ohio, às 22h (horário de Brasília). Caso a equipe de LeBron James vença, a série volta para a Califórnia, quando o quinto jogo será disputado na segunda-feira (12), também às 22h.

LeBron e J.R. vão bem, mas pontaria "salva" Warriors

Ao contrário das duas primeiras partidas, quando fez apenas três pontos somados, J.R. Smith começou melhor desta vez, chamando o jogo e dividindo a responsabilidade das jogadas ofensivas do Cleveland com LeBron James. Os dois combinaram para 15 dos 17 primeiros pontos dos donos da casa. No fim, no entanto, o camisa 23 foi descansar no banco de reservas e viu sua equipe sofrer sem sua presença em quadra.

Por outro lado, Klay Thompson também estava inspirado e fez a diferença com uma pontaria calibrada. O ala anotou 16 pontos no primeiro quarto, sendo quatro em bolas de três. Ao todo, os Warriors guardaram nove lances desta maneira apenas no primeiro quarto, um recorde em um quarto da franquia e da história das finais da NBA, vencendo por 39 a 32.

Cleveland tenta encostar, mas erra muito e sofre castigo

Considerado o melhor elenco da NBA, o Golden State Warriors começou a rodar o time no começo do segundo quarto e, com isso, viu o Cleveland encostar. Com Curry e Durant no banco, a diferença chegou a cair para três pontos, mas logo voltou "ao normal" assim que as estrelas voltaram para a quadra. Neste quarto, os visitantes aproveitaram os erros dos donos da casa e continuaram melhor nas bolas de três pontos, principalmente com Stephen Curry.

Cleveland vira e incendeia partida

Kevin Love rouba bola de Stephen Curry - AP Photo/Ron Schwane - AP Photo/Ron Schwane
Kevin Love rouba bola de Stephen Curry
Imagem: AP Photo/Ron Schwane

Com seis pontos atrás, o Cleveland voltou para o segundo tempo disposto a encostar no Golden State e colocar fogo no jogo. E conseguiu. Com uma melhora de Kevin Love, principalmente nos rebotes e roubadas de bola, os donos da casa conseguiram virar quando faltavam pouco mais de oito minutos para o final do terceiro quarto - a primeira liderança dos Cavs desde o primeiro quarto. Empurrada por seus torcedores, a equipe então viveu seu melhor momento dentro da disputa: evitou ataques seguidos dos Warriors e não desperdiçou ataques, abrindo uma diferença de cinco pontos faltando apenas o último quarto.

Warrios reagem e colocam mão na taça

 Golden State Warriors lidera a série final da NBA sobre o Cleveland Cavaliers - Jason Miller/Getty Images/AFP - Jason Miller/Getty Images/AFP
Golden State Warriors lidera a série final da NBA sobre o Cleveland Cavaliers
Imagem: Jason Miller/Getty Images/AFP

No último quarto, quando o Cleveland parecia mais "tranquilo" no jogo, veio a reação do Golden State. Com ótimos contra-ataques, Curry e Durant chamaram a responsabilidade e foram diminuindo a vantagem dos donos da casa. LeBron e Irving, já cansados, até tentaram manter os Cavs na frente do marcador, mas foi em vão. Com uma bola de três de Durant, os visitantes viraram o placar faltando 45 segundos e terminaram com uma vitória por 118 a 113, ficando com uma mão na taça na grande decisão da NBA.

Opinião: Aparentemente, a final da NBA já foi para o vinagre

O Golden State Warriors acaba de dar um passo gigantesco para conquistar o segundo título da NBA em três anos. O time foi a Cleveland, venceu o Cavs por 118-113 com uma sequência de 11-0 nos últimos 3 minutos de um jogo espetacular de basquete, agora lidera a final por 3-0 e está a apenas uma vitória de conquistar o troféu. LEIA MAIS