Topo

Ele foi dos Warriors apenas por algumas horas e pode ser campeão da NBA

Calderón (ao centro) em ação pelo Atlanta Hawks contra o Washington Wizards nos playoffs - Brad Mills/USA TODAY Sports
Calderón (ao centro) em ação pelo Atlanta Hawks contra o Washington Wizards nos playoffs Imagem: Brad Mills/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 04h00

Por conta de apenas algumas horas de serviços prestados ao Golden State Warriors, José Calderón pode ganhar um anel de campeão da NBA. Contratado após a dispensa de Anderson Varejão, o armador espanhol foi dispensado pela franquia um dia depois, quando a lesão de Kevin Durant criou a necessidade de um reforço para a ala. Mesmo assim, ganhou o direito de ser honrado pela franquia em caso de título.

Os Warriors chegaram ao começo de fevereiro com jogadores de garrafão no elenco: além dos titulares Draymond Green e Zaza Pachulia, faziam parte do plantel e os alas-pivôs David West, James Michael McAdoo e Kevon Looney e os pivôs Anderson Varejão, Damian Jones, JaVale McGee.

A falta de opções para o perímetro estava sobrecarregando os astros Stephen Curry, Klay Thompson e Kevin Durant e o reserva Andre Iguodala. O máximo de jogadores permitido em um elenco da NBA é 15. Assim, mais da metade do plantel brigava por duas vagas no quinteto titular. Além disso, os Warriors jogam por muitos minutos com apenas um homem de garrafão, cercado por quatro atletas mais baixos. Assim, os armadores e alas do time tinham de jogar por muito mais tempo que os alas-pivôs e pivôs.

Para equilibrar o elenco, o escolhido para ser cortado foi Varejão, dispensado no dia 3/2. A primeira opção da franquia foi o armador Briante Weber, que, aos 24 anos de idade, assinou dois contratos de dez dias em sequência a partir do dia 4/2 para ser testado. Disputou apenas sete partidas, com médias de 1,7 pontos e 0,7 assistências em 6,6 minutos por exibição, e não agradou a ponto de permanecer.

Em busca de uma opção mais experiente, os Warriors acertaram com José Calderón, que acabara de ser dispensado pelo Los Angeles Lakers. O vínculo da franquia com o armador foi firmado em 1º de março.

O problema é que, no mesmo dia, o departamento médico dos Warriors examinou o joelho esquerdo de Kevin Durant e detectou a lesão que o deixaria afastado das quadras por um tempo indeterminado. Assim, um reforço para a ala se fez necessário, e Calderón precisou ser cortado.

Um dia depois do armador espanhol ser contratado pelos Warriors, ele já não fazia mais parte do elenco. Sua dispensa abriu espaço para a contratação do ala Matt Barnes, que está no elenco até hoje.

Cortado pelos Warriors, Calderón foi contratado pelo Atlanta Hawks e disputou os playoffs, apresentando médias de 4,3 pontos e 2,2 assistências em 12,5 minutos por exibição.

Com a vitória por 118 a 113 sobre o Cleveland Cavaliers nessa quarta-feira (7), os Warriors abriram 3 a 0 na final da NBA. Nesta sexta-feira (9), a equipe volta a visitar o adversário e será campeã em caso de vitória. Se quiser, pode premiar Calderón por isso.

Além dos jogadores relacionados para a final, uma franquia da NBA pode optar por premiar todos que fizeram parte do elenco ao longo da temporada. Assim, Anderson Varejão, que participou da campanha da equipe entre outubro e fevereiro, pode ganhar um anel de campeão. José Calderón, que foi vinculado aos Warriors por algumas horas, também.