Topo

Georginho e Mogi mantêm nomes, e Brasil terá representantes no Draft da NBA

Georginho, armador do Paulistano - LNB/Divulgação
Georginho, armador do Paulistano Imagem: LNB/Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 19h50

O Brasil terá dois representantes abaixo da idade máxima no Draft da NBA deste ano. O armador George de Paula, o Georginho, e o ala-armador Mogi, ambos jogadores do Paulistano, manterão suas inscrições no “processo seletivo” da liga além desta segunda-feira (12), data limite para a retirada, e poderão ser escolhidos por uma das equipes no evento que ocorrerá no próximo dia 22.

Ambos faziam parte do quarteto brasileiro que manifestou à NBA o interesse em antecipar a entrada no Draft no último dia 25 de abril. O grupo também contava com o pivô Cauê e o ala Aquiles, ambos do Pinheiros. Esta dupla, no entanto, optou por retirar os nomes do processo.

As informações foram confirmadas ao UOL Esporte pelas assessorias de imprensa dos dois clubes da capital paulista.

Com os nomes em definitivo no processo, Georginho e Mogi não terão uma segunda oportunidade. Se não escolhidos por algum time da NBA, os jogadores ficam inelegíveis para o Draft do ano seguinte – o que não significa que eles estão fora da liga em definitivo.

Caso não ouçam seus nomes na noite do Draft, os brasileiros poderão assinar com alguma equipe da NBA como agentes livres para a disputa da Liga de Verão.

Embora seja um caminho mais tortuoso, pode ser a porta de entrada para uma vaga em um elenco principal. Foi o que ocorreu com o pivô Cristiano Felício, que recebeu uma oferta do Chicago Bulls e, aos poucos, ganhou espaço no time.

Outros brasileiros podem representar o país no Draft deste ano, mesmo sem terem se inscrito. É a situação do ala Lucas Dias, também do Paulistano. Isso porque todos jogadores "internacionais" que completam 22 anos no mesmo ano do Draft se tornam elegíveis automaticamente para o processo e, se não forem selecionados, caem no mesmo cenário dos colegas que anteciparam a entrada.

Conheça a dupla do Paulistano

Uma das promessas mais conhecidas do basquete nacional, Georginho foi titular do Paulistano ao longo de toda temporada do NBB. Aos 21 anos, o armador se destaca pelo porte físico avantajado para a posição: 1,96 m e envergadura notável.

Na temporada regular do NBB, Georginho teve médias de 11,6 pontos, 4,3 rebotes e 4,5 assistências por partida. Finalista da competição, ele teve uma discreta queda de rendimento nos playoffs, com médias de 9,5 pontos, 3,9 rebotes e 3,6 assistências.

Mogi foi reserva do clube na temporada, com médias de 6,5 pontos e 2,2 rebotes por jogo. O ala-armador tem a mesma altura do colega de equipe e não tem jogado as finais do NBB por estar nos Estados Unidos treinando em busca de visibilidade para o Draft.

No último domingo (11), inclusive, Mogi treinou com outros candidatos ao Draft no ginásio do Los Angeles Lakers. A atividade foi registrada pela equipe, que destacou as qualidades do brasileiro. “Seu valor está nas medidas, já que a envergadura de 2,08 m e as mãos enormes dão a ele potencial para arrumar um espaço como um ala defensivo”