Topo

Americanos, europeus e brasileiros: Saiba em quem ficar de olho no Draft

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 04h00

Nesta quinta-feira (21), Nova York recebe a edição de 2017 do Draft da NBA, evento em que 60 novos jogadores passam a ter ligação com a liga de basquete. Entre postulantes a astros, americanos de destaque, europeus e até brasileiros, jovens candidatos saberão se terão ou não uma chance de sucesso nas quadras americanas.

Para participar do Draft, o jogador tem de cumprir alguns pré-requisitos. Se for nascido nos Estados Unidos, é necessário ter pelo menos um ano de experiência no basquete universitário americano ou em uma liga profissional em qualquer parte do mundo. Se for nascido em outro país, o candidato precisa ter no máximo 22 anos de idade.

São automaticamente elegíveis para o Draft os americanos que se formaram em universidades do país jogando basquete e candidatos de outros países que fazem seu 22º aniversário naquele ano e que nunca se inscreveram anteriormente.

Um jogador só pode se inscrever no Draft uma vez em sua carreira. Se não for selecionado no evento, pode negociar livremente com qualquer franquia como agente livre.

Como a liga tem 30 times e o Draft tem duas rodadas, são 60 novos jogadores selecionados por ano. Originalmente, cada franquia possui duas escolhas, mas elas podem ser usadas como moedas de troca. Assim, pode ser que um clube selecione mais ou menos a cada ano.

A edição de 2017 do Draft da NBA possui jogadores que podem causar impacto imediato na liga profissional americana. Saiba, a seguir, em quem ficar de olho no evento desta quinta.

Markelle Fultz

Markelle Fultz, do Washington Huskies, em ação contra o Arizona Wildcats - Christian Petersen/Getty Images - Christian Petersen/Getty Images
Markelle Fultz, ex-Washington Huskies, é candidato a ser escolhido em primeiro
Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Considerado o jogador de mais potencial do Draft de 2017, Markelle Fultz já começou a chamar atenção antes do evento. Isso porque o Philadelphia 76ers aceitou enviar para o Boston Celtics a escolha 3 deste ano mais uma escolha de primeira rodada de uma edição futura só para ganhar a escolha 1 em troca e ter o direito de selecioná-lo. Na última temporada, sua primeira no basquete universitário americano, o armador de 19 anos de idade defendeu o Washington Huskies e apresentou médias de 23,2 pontos, 5,9 assistências e 5,7 rebotes em 35,7 minutos por jogo.

Lonzo Ball

Lonzo Ball, candidato a ser escolhido no Draft de 2017 da NBA, em treino com o Los Angeles Lakers - Sean M. Haffey/Getty Images/AFP - Sean M. Haffey/Getty Images/AFP
Lonzo Ball é cortejado pelo Los Angeles Lakers e já até treinou com a franquia
Imagem: Sean M. Haffey/Getty Images/AFP

Mais um armador de 19 anos de idade, Lonzo Ball chegou a disputar com Fultz o cargo de candidato mais badalado do Draft de 2017. Porém, além do nível de atuações do provável futuro jogador dos 76ers, as palavras do seu pai falastrão, que chegou a dizer que venceria Michael Jordan no 1x1 e que seus três filhos poderiam ser melhores que o ídolo do Chicago Bulls, machucaram sua cotação. De qualquer modo, Ball sempre foi alvo do Los Angeles Lakers, dono da segunda escolha, e já fez treinos de avaliação para a franquia. Na última temporada, sua primeira no basquete universitário americano, o jogador defendeu o UCLA Bruins e apresentou médias de 14,6 pontos, 7,6 assistências e seis rebotes em 35,1 minutos por jogo.

Jayson Tatum

Jayson Tatum, do Duke Blue Devils, em ação contra o Troy Trojans - Gregory Shamus/Getty Images - Gregory Shamus/Getty Images
Jayson Tatum é alvo do Boston Celtics, que até aceitou trocar a escolha número 1
Imagem: Gregory Shamus/Getty Images

Apesar de Fultz e Ball serem os candidatos mais badalados do Draft, Jayson Tatum pode ser o motivo que levou o Boston Celtics a aceitar abrir mão da primeira escolha. De acordo com relatos da imprensa americana, a franquia selecionaria o ala mesmo se ainda fosse a primeira da lista, deixando passar os dois armadores. Na última temporada, sua primeira no basquete universitário americano, o jogador de 19 anos de idade defendeu as cores do Duke Blue Devils e obteve, em média, 16,8 pontos e 7,3 rebotes em 33,3 minutos por exibição. Josh Jackson e De’Aaron Fox completam a lista de candidatos americanos mais concorridos desta quinta-feira e devem completar o top 5.

Lauri Markkanen

Lauri Markkanen, do Arizona Wildcats, em ação contra o Xavier Musketeers - Ezra Shaw/Getty Images - Ezra Shaw/Getty Images
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Se o Draft de 2017 tem jogadores americanos como candidatos mais badalados, Lauri Markkanen pode ser a exceção. O ala-pivô finlandês de 20 anos de idade acaba de completar sua primeira temporada no basquete universitário americano, apresentando médias de 15,6 pontos e 7,2 rebotes em 30,8 minutos por exibição pelo Arizona Wildcats, e pode ser um dos dez primeiros escolhidos. O armador francês Frank Ntilikina, que joga no Strasbourg (FRA), e o pivô letão Anzejs Pasecniks, que atua no Gran Canaria (ESP), são outros estrangeiros esperados na primeira rodada.

Georginho

Armador Georginho, do Paulistano, foi premiado como o jogador que mais evoluiu no NBB 9 - Divulgação/LNB - Divulgação/LNB
Armador Georginho, do Paulistano, foi premiado como o jogador que mais evoluiu no NBB
Imagem: Divulgação/LNB

Entre os jogadores brasileiros que podem ser selecionados no Draft de 2017, Georginho é o melhor cotado. O armador do Paulistano, de 21 anos de idade, ajudou a guiar ao time ao vice-campeonato do NBB com médias de 10,8 pontos, 4,2 rebotes e 4,1 assistências em 27,9 minutos por jogo e pode ser escolhido na segunda rodada. Seus colegas de time Mogi, de 21 anos de idade, e Lucas Dias, de 22, têm chances mais remotas.