Topo

Basquete

Comparado a Wade e Harden, armador é 1ª escolha do draft da NBA

Mike Stobe/Getty Images/AFP
Markelle Fultz veste o boné do Philadelphia 76ers pela primeira vez Imagem: Mike Stobe/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 20h40

Conforme era esperado, o armador Markelle Fultz foi selecionado pelo Philadelphia 76ers nesta quinta-feira (22) e se tornou a primeira escolha do draft da NBA de 2017, sediado no Barclays Center, em Nova York. Favorito ao posto, o jogador que defendia a universidade de Washington se juntará a um time com um núcleo jovem, formado pelo australiano Ben Simmons, o camaronês Joel Embiid, o croata Dario Saric e o americano Robert Covington.

Fultz foi o motivo dos 76ers trocarem de posição com o Boston Celtics no evento deste ano, pagando como preço uma escolha de um draft futuro só para ter a chance de ter o armador. Considerado o atleta de maior potencial do processo, Fultz teve médias de 23,2 pontos, 5,9 assistências e 5,7 rebotes em 35,7 minutos por partida na universidade.

O armador era o favorito para ser a primeira escolha da noite, independente da equipe que teria direito à seleção. As projeções feitas pela imprensa especializada dos Estados Unidos foram quase unânimes ao simularem o draft quase sempre com Fultz na primeira posição. Com 1,93 m de altura e 2,06 m de envergadura, o novato chega à NBA comparado a nomes como James Harden e Dwyane Wade.

Dono da segunda escolha, o Los Angeles Lakers 'draftou' o armador Lonzo Ball, outra decisão que era aguardada. Com perfil semelhante ao ex-jogador Jason Kidd, o atleta proveniente da UCLA é famoso por seus arremessos de longa distância, apesar da mecânica estranha, e bons passes. Ball era a promessa mais falada do draft, mas não necessariamente por seu talento. Seu pai, Lavar, fez manchetes com declarações exageradas, como a de que o filho seria "melhor do que Stephen Curry" antes mesmo de chegar à NBA.

Na sequência, o Boston Celtics selecionou o ala Jayson Tatum, apontado como o pontuador mais completo deste draft. De apenas 19 anos, o jogador fez carreira universitária em Duke. 

A quarta escolha foi do Phoenix Suns, que também seguiu o que tinha sido projetado ao escolher o ala Josh Jackson, que veio da universidade de Kansas. De'Aaron Fox, vindo de Kentucky, fechou o Top 5 ao ser selecionado pelo Sacramento Kings.

Uma outra movimentação se destacou na noite. No decorrer do draft, Chicago Bulls e Minnesota Timberwolves negociaram e concluíram a troca do ala Jimmy Butler pelos armadores Zach Lavine e Kris Dunn. O acordo  também envolveu escolhas no draft. Os Timberwolves cederam aos Bulls a sétima seleção do evento, que acabou sendo o ala-pivô finlandês Lauri Markkanen.

Mike Stobe/Getty Images/AFP
Imagem: Mike Stobe/Getty Images/AFP

Confira as 15 primeiras escolhas do draft da NBA de 2017

1ª - Philadelphia 76ers: Markelle Fultz, armador
2ª - Los Angeles Lakers: Lonzo Ball, armador
3ª - Boston Celtics: Jayson Tatum, ala
4ª - Phoenix Suns: Josh Jackson, ala
5ª - Sacramento Kings: De'Aaron Fox, armador
6ª - Orlando Magic: Jonathan Isaac, ala
7ª - Chicago Bulls (em troca com Timberwolves): Lauri Markkanen, ala-pivô
8ª - New York Knicks: Frank Ntilikina, armador
9ª - Dallas Mavericks: Dennis Smith Jr., armador
10ª - Portland Trail Blazers (em troca com Kings): Zach Collins, pivô
11ª - Charlotte Hornets: Malik Monk, ala-armador
12ª - Detroit Pistons: Luke Kennard, ala-armador
13ª - Utah Jazz (em troca com Denver Nuggets): Donovan Mitchell, ala-armador
14ª - Miami Heat: Bam Adebayo, pivô
15ª - Portland Trail Blazers: Justin Jackson, ala

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!