Topo

Técnico da seleção de basquete aposta em jovens e "descarta" geração Rio-16

Lucas Pastore e Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 14h37

Anunciado pela Confederação Brasileira de Basquete como técnico interino da seleção brasileira masculina nesta quinta-feira (27), César Guidetti é o primeiro passo da renovação pretendida da equipe nacional. Em sua primeira convocação, que deve ser publicada nos próximos dias, o treinador deve chamar jogadores jovens e deixar fora a geração que disputou a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Aos 47 anos de idade, Guidetti trabalha há oito no Pinheiros – seis como assistente técnico e dois como treinador principal. Sob seu comando, a equipe paulista se tornou sensação da última temporada do NBB ao eliminar o Flamengo e chegar até a semifinal, quando foi derrotada pelo Bauru, que acabou campeão da competição.

Além disso, Guidetti tem longo currículo de serviços prestados à CBB. O treinador comandou a seleção masculina sub-15 entre 2005 e 2008 e foi assistente técnico da seleção feminina entre 2006 e 2009.

Sua experiência em categorias de base foi fundamental para que o treinador fosse escolhido para o trabalho. Isso porque a CBB pretende promover uma “renovação grande” na seleção, tanto na comissão técnica quando no elenco. A ideia deve ser posta em prática já na Copa América, que será disputada a partir de dia 25 de agosto.

Por isso, Guidetti terá como assistentes Bruno Savignani, do Brasília, e Felipe Santana, do Palmeiras, que também têm experiência no comando de jogadores mais jovens.

"A ideia da Confederação realmente é uma renovação grande, da comissão até os jogadores. A lista para a Copa América é muito jovem. Terá pouquíssimos ou nenhum nome dessa última geração. Não que eles não possam estar mais, mas nesse primeiro momento queremos dar rodagem internacional para ver como esses jogadores mais jovens vão se sair. Queremos ver como podem reagir em uma competição forte", explicou Guidetti, em entrevista ao UOL Esporte.

Assim, o elenco para a Copa América deve ser montada sem nomes como Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Marquinhos, Guilherme Giovannoni, Nenê, Anderson Varejão e Tiago Splitter, acostumados a defender a seleção brasileira nos últimos anos.

No Pinheiros, Guidetti trabalhou com jovens de destaque da nova geração, como Georginho, Bruno Caboclo e Lucas Dias. Os três devem fazer parte da lista preliminar do técnico, que terá entre 15 e 20 jogadores. "A lista é minha. Logicamente, foi passada e aprovada pela Confederação e acordada com o Bruno, meu assistente", afirmou.

A explicação se faz importante porque a negociação de Guidetti com a CBB aconteceu rapidamente. Foram, na verdade, poucos dias de contato com o técnico, que foi contratado para comandar a seleção na Copa América e foi anunciado como “interino” pela Confederação.

"Coisa de cinco dias. A ideia inicial é essa. Não me deram muitos detalhes sobre essa interinidade, mas a princípio é para a Copa América e depois para continuar na comissão técnica", contou.

Mesmo com a velocidade no acerto, Guidetti se planeja para conseguir montar uma seleção competitiva em menos de um mês.

"Vai depender do que as outras seleções apresentarem. Estamos vendo as convocações, prospectando os jogadores, e acho que a partir disso a gente consegue ter uma base. Vamos jogar uma competição amistosa, e a partir desse quadrangular vamos sentir o nível que estamos em termos de competição”, declarou, informando que a seleção disputará um torneio com Colômbia, Argentina e Uruguai durante a fase de preparação.

Guidetti não deixa o Pinheiros para assumir a equipe nacional. Durante a Copa América, ele será substituído pelo assistente Nelson Corrêa no clube paulista.