Topo

Ele perdeu parte do dedo. Hoje, brilha em sensação do europeu de basquete

Bertans disputa bola com Erkan Veyseloglu, da Turquia, durante o Eurobasket - Ozan Kose/AFP
Bertans disputa bola com Erkan Veyseloglu, da Turquia, durante o Eurobasket Imagem: Ozan Kose/AFP

Do UOL, em Sâo Paulo

12/09/2017 11h00

Para quem não tem um pedaço do dedo anelar de sua mão forte, o basquete não parece ser uma carreira aconselhável. Mas Davis Bertans superou a perda do membro e se tornou um dos destaques da Letônia, sensação do Eurobasket que enfrenta a Eslovênia pelas quartas de final da competição nesta terça-feira (12), às 15h30 (de Brasília), em Istambul (TUR).

Aos 13 anos de idade, Bertans estava ajudando seu pai a cortar lenha em Valmiera, na Letônia, na cidade em que nasceu quando a luva que vestia na mão direita ficou presa acidentalmente na serra elétrica. Como resultado, o dedo anular de sua mão direita foi danificado até a última falange.

"Eu fiquei imediatamente em choque, mas não senti dor, nem nada. Simplesmente mostrei para meu pai, e fomos direto para o hospital", contou Bertans, em entrevista ao jornal americano "San Antonio Express-News".

Hoje com 24 anos, Bertans é um dos destaques da Letônia que chegou até as quartas de final do Eurobasket. O ala-pivô, que defende a seleção desde a adolescência, tem médias de 12,2 pontos e 3,4 assistências em 22,2 minutos por exibição na competição continental.

Mesmo sem pedaço de um dedo da mão que usa para arremessar, Bertans tem nas bolas de três pontos a principal arma de seu arsenal ofensivo. O ala-pivô tem aproveitamento de 45,8% no fundamento neste Eurobasket, oitava melhor marca entre os jogadores que tentam ao menos quatro bolas do perímetro por partida na competição.

Davis Bertans, da Espanha, disputa bola com Filip Barovic, de Montenegro, durante o Eurobasket - Lefteris Pitarakis/AP - Lefteris Pitarakis/AP
Bertans disputa bola com Filip Barovic, de Montenegro, durante o Eurobasket
Imagem: Lefteris Pitarakis/AP

Bertans faz parte de uma geração letã festejada há algum tempo. O ala-pivô fez parte da medalha de bronze conquistada pela seleção no Europeu sub-18 de 2010, um dos melhores resultados da história do país. O jogador tem como companheiro na equipe nacional Kristpas Porzingis, astro do New York Knicks.

Além disso, Bertans também divide a seleção com seu irmão mais velho, Dairis Bertans, de 28 anos de idade. Ele também estava presente no dia em que o caçula machucou sua mão ao tentar ajudar o pai a cortar lenha.

A carreira de Bertans no basquete profissional completa fez anos em 2017. O nome do letão ganhou projeção quando o jogador, então vestindo a camisa do Union Olimpija, da Eslovênia, foi selecionado pelo San Antonio Spurs na 42ª escolha do Draft de 2011.

A ida de Bertans para a NBA, no entanto, só veio cinco anos depois. O ala-pivô ainda defendeu o Partizan, da Sérvia, e o Laboral Kutxa Baskonia, da Espanha, antes de finalmente ser contratado pelos Spurs. Graves lesões em seu joelho direito atrasaram sua ida para a franquia de San Antonio.

Em 2013, Bertans lesionou o ligamento anterior cruzado do joelho direito quando ainda jogada pelo Partizan, ficando afastado das quadras por nove meses. Depois, em 2015, o ala-pivô sofreu a mesma lesão, ficando afastado por mais oito meses.

Os Spurs sempre tiveram interesse em Bertans, no entanto, e enviaram médicos ligados à franquia para ajudar em sua recuperação. Na última temporada, sua primeira pela franquia, teve médias de 4,5 pontos e 1,5 rebotes em 12,1 minutos por partida sob o comando de Gregg Popovich, técnico que não costuma dar muito tempo de quadra para novatos.

Agora nas quartas de final do Eurobasket, a perda de um pedaço do dedo e as lesões no joelho direito são passado. Bertans entrará em quadra para que a Eslovênia também seja.