Topo

Knicks oficializam troca de Carmelo Anthony com o Oklahoma City Thunder

Carmelo Anthony, ex-jogador do New York Knicks - Michael Reaves/Getty Images/AFP
Carmelo Anthony, ex-jogador do New York Knicks Imagem: Michael Reaves/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/09/2017 12h21

Agora é oficial: o ala Carmelo Anthony é jogador do Oklahoma City Thunder. O New York Knicks confirmou nesta segunda-feira (25) a troca noticiada no último fim de semana pela ESPN americana, na qual a franquia nova-iorquina recebeu de volta o pivô Enes Kanter, o ala Doug McDermott e uma escolha de segunda rodada do draft de 2018 do Chicago Bulls.

Os Knicks publicaram um comunicado no Twitter confirmando o negócio, com explicações do presidente Steve Mills e do gerente geral Scott Perry.

“Esse é um negócio que sentimos que funciona tanto para a franquia quanto para Carmelo. Nós agradecemos a ele pelos sete anos com o uniforme dos Knicks e tudo que ele conquistou fora de quadra pela cidade de Nova York ao usar sua plataforma para cuidar de questões sociais”, afirmou Mills.

Carmelo chegou a Nova York em fevereiro de 2011, através de outra troca. Na ocasião, os Knicks abriram mão dos alas Wilson Chancler, Danilo Gallinari e Anthony Randolph; os pivôs Timofey Mozgov e Eddy Curry; o armador Raymond Felton, mais escolhas futuras de draft – uma de primeira rodada, duas de segunda. Em troca, além de Anthony, vieram Chauncey Billups, Anthony Carter, Renaldo Balkman, Shelden Williams e Corey Brewer para os Knicks. Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves participaram da negociação.

Com a camisa dos Knicks, Carmelo foi eleito para o All-Star Team em todas suas temporadas, além de liderar a NBA em pontos em 2013. O início de sua passagem foi positivo, com idas aos playoffs em 2011, 2012 e 2013, porém dali em diante a franquia passou a ter problemas internos e formar elencos ruins, atrapalhando novas tentativas de buscar o título.

Mesmo preso em uma situação de poucas chances de competir por algo mais, Anthony assinou um contrato gordo com a franquia em 2014: 124 milhões de dólares, todos garantidos ao longo de cinco anos. Somado a isso, o atleta impôs sua vontade no acordo, com uma cláusula que impedia a equipe de trocá-lo sem que ele aceitasse. Insatisfeito com o momento do time, Anthony abriu algumas exceções antes dos treinos para a temporada de 2017/18, permitindo a troca com o Thunder.

“Continuaremos a nos concentrar nesse time olhando para o agora e para o futuro próximo. Como dissemos recentemente, esse é um novo começo para o New York Knicks”, completou Mills.

O principal foco da franquia agora é montar uma equipe em torno do pivô Kristaps Porzingis, 22 anos e 2,21 m, considerado uma das maiores promessas da liga. Carmelo Anthony, por outro lado, será coadjuvante de Russell Westbrook no Thunder, que também adquiriu outra estrela nesta intertemporada: o ala Paul George.