Topo

Como troca de Carmelo pode ter atrapalhado a chegada de brasileiro à NBA

Georginho em ação durante treino dos Rockets para a Liga de Verão da NBA - Instagram/Reprodução
Georginho em ação durante treino dos Rockets para a Liga de Verão da NBA Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/09/2017 04h00

A ida de Carmelo Anthony para o Oklahoma City Thunder pode ter ajudado a impedir a chegada do brasileiro Georginho à NBA. O Houston Rockets, possível destino do armador ex-Paulistano para a temporada 2017/2018, era um dos interessados no astro, mas foi vencido pela concorrência e deixou de abrir vagas em seu elenco ao realizar a troca.

Nesse domingo (24), o Thunder confirmou a contratação de Anthony. O ala foi adquirido por meio de troca junto ao New York Knicks, que recebeu como compensação Doug McDermott, Enes Kanter e uma escolha de segunda rodada do Draft de 2018.

Na próxima temporada, Anthony vai receber salário de US$ 26.243.760,00 (R$ 82.421.152,66). Como os Rockets já estão acima do teto salarial, só poderiam adquiri-lo por meio de troca se enviassem para os Knicks um valor superior de ordenados na transação.

Como o único jogador com salário maior do que o de Anthony nos Rockets é o intocável James Harden, a franquia de Houston teria obrigatoriamente de mandar mais de um atleta para os Knicks se quisesse completar a transação. Isso seria importante para abrir espaço no elenco, o que ajudaria Georginho.

Nessa segunda-feira (25), os Rockets anunciaram seu elenco para a pré-temporada com 20 jogadores, o máximo permitido pela NBA durante a fase de preparação. Caso a franquia tivesse contratado Anthony, ao menos uma nova vaga seria aberta.

Hoje com 21 anos de idade, Georginho se inscreveu no Draft deste ano da NBA com esperança de ser selecionado por uma franquia da liga profissional americana de basquete. Apesar de ter sido bem cotado por jornalistas especializados no recrutamento de calouros, o brasileiro passou em branco e virou agente livre.

Com liberdade para negociar com qualquer franquia, Georginho assinou contrato com o Houston Rockets para a disputa das Ligas de Verão da NBA, competições em que as equipes são geralmente formadas por novatos, segundo-anistas e jogadores que buscam uma vaga na liga profissional americana.

Georginho disputou duas partidas pelos Rockets na Liga de Verão de Las Vegas, apresentando médias de um ponto, duas assistências e 1,5 rebotes em 15,9 minutos por exibição. O fato de não estar no elenco da pré-temporada leva a crer que seu vínculo com a franquia era válido apenas para as competições.

Apesar de dificultar a situação do armador, a divulgação do elenco dos Rockets para a pré-temporada não fecha as portas para Georginho. Dos 20 jogadores relacionados, apenas 12 têm contratos garantidos com a franquia do Texas.

Vínculos garantidos são aqueles que dão maior segurança. Se um jogador que assinou esse tipo de documento for dispensado, a franquia deve pagar o valor integral de salários previsto no contrato. Um atleta com vínculo não garantido, por sua vez, recebe apenas o proporcional aos dias trabalhados caso seja cortado.

Como a temporada acaba de começar, os Rockets podem dispensar oito jogadores do seu elenco praticamente sem custos. A NBA pretende que cada elenco tenha 15 jogadores durante a temporada regular. Em outras palavras, a franquia de Houston ainda tem três vagas abertas.

Não seria a primeira vez que uma situação externa atrapalharia a chegada de um brasileiro à NBA. Em 2015, DeAndre Jordan desistiu de seu acerto com o Dallas Mavericks, levando a franquia a cancelar a contratação de Marcelinho Huertas. O brasileiro acabou fechando dias depois um contrato não garantido com o Los Angeles Lakers.