Topo

UOL leva prêmio por reportagens sobre fraudes no basquete brasileiro

Carlos Nunes, ex-presidente da CBB, foi um os investigados nas reportagens - Divulgação/CBB
Carlos Nunes, ex-presidente da CBB, foi um os investigados nas reportagens Imagem: Divulgação/CBB

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 12h25

A série de reportagens sobre “A Farra do Basquete Brasileiro", escrita pelo jornalista Lúcio de Castro e editada pela equipe de edição do UOL Esporte, ganhou na última segunda-feira o IV Prêmio Petrobrás de Jornalismo na categoria Esporte.

A investigação analisou as prestações de contas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e verificou a ocorrência de pagamentos duplicados para agências de marketing pelo mesmo serviço.

Além disso, a reportagens apontavam que as faturas da entidade revelavam o custeio de gastos de viagens e em restaurantes na Europa da família do então presidente da CBB, Carlos Nunes, cobertos em maior parte com verbas de origem pública.

“Matéria investigativa de grande repercussão nacional e internacional no mundo do basquete. A reportagem incentivou outros jornalistas a terem a mesma postura em outras modalidades”, avaliou um dos jurados, o jornalista Wilson Baldini.

Criado em 2003, O Prêmio Petrobras premia os melhores trabalhos jornalísticos em diversas áreas em reconhecimento a competência da reportagem desenvolvida.

O prêmio principal da noite, denominado “Grande Prêmio”, ficou com a reportagem “Terra Bruta – Pistolagem, devastação e morte no coração do Brasil”, publicado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e escrito por André Borges, Leonencio Nossa, Dida Sampaio, Hélvio Romero e Luciana Garbin.

Confira todas as reportagens da série: