Topo

Basquete

Técnico alega problema de saúde e pede afastamento do Cleveland Cavaliers

Tony Dejak/AP
Tyronn Lue, técnico que pediu afastamento do Cleveland Cavaliers Imagem: Tony Dejak/AP

Do UOL, em São Paulo

19/03/2018 12h23

O Cleveland Cavaliers, atual vice-campeão da NBA, anunciou nesta segunda-feira (19) que o técnico Tyronn Lue irá se afastar do cargo temporariamente. De acordo com a franquia, a decisão do treinador foi motivada por problemas de saúde.

"Depois de muitas conversas com nossos médicos e com a diretoria e muita reflexão sobre o que é melhor para o time e minha saúde, preciso deixar o comando técnico e me concentrar em estabelecer uma fundação mais forte e mais saudável para poder treinar no resto da temporada. Tive dores no peito e outros sintomas preocupantes, agravados pela insônia, durante a temporada. Apesar de passar por uma bateria de testes, não houve conclusões sobre qual é o exato problema", revelou Lue.

"Apesar de eu ter tentado trabalhar com isso, a última coisa que eu quero é afetar a equipe. Eu vou usar esse tempo para me concentrar na rotina e na medicação prescritas, o que já foi difícil começar no meio de uma temporada. Meu objetivo é sair disso em uma versão mais forte e saudável de mim, para que eu possa tentar liderar o time ao título para o qual estamos todos trabalhando", completou.

Maior estrela do time e apoiador da efetivação de Lue como treinador da equipe, LeBron James mostrou apoio à decisão do técnico. "Acho que (o afastamento) está até atrasado, compreendendo o que ele está passando ao longo da temporada. Obviamente a saúde é a parte mais importante de tudo na vida, então não estou surpreso de forma alguma", argumentou.

Gerente-geral dos Cavaliers, Koby Altman também se mostrou compreensivo com a postura do treinador.

"Sabemos o quanto essas situações são difíceis para o treinador Lue, e nós o apoiamos totalmente nesta abordagem focada em seus problemas de saúde", declarou o dirigente.

Os Cavaliers ocupam atualmente a terceira colocação na Conferência Leste. A equipe chegou às três últimas finais da NBA, sagrando-se campeã em 2016 – temporada em que trocou David Blatt por Tyronn Lue no meio da temporada.

Na última temporada, o Golden State Warriors foi afetado por uma situação semelhante. Com problemas na coluna e fortes dores de cabeça, o técnico Steve Kerr precisou se afastar temporariamente, voltando somente para as finais, justamente contra o Cleveland Cavaliers de Lue.