Topo

Jornalista da Fox faz comentário racista para Westbrook e é afastado

Russell Westbrook registra seu sexto triplo-duplo na temporada da NBA - Joe Mahoney/AP
Russell Westbrook registra seu sexto triplo-duplo na temporada da NBA Imagem: Joe Mahoney/AP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 18h03

A excelente fase que Russell Westbrook vive na carreira acabou ofuscada nesta semana por um comentário racista. Um jornalista da Fox Sports dos Estados Unidos foi extremamente infeliz durante a transmissão de Thunder x Grizzlies, na última quarta-feira (10), quando disse que o astro da NBA estava “fora de sua mente de colher algodão”.

A tradução é difícil, mas o contexto é fundamental para entender o caso. A frase tem um plano de fundo histórico extremamente delicado, visto que a colheita de algodão era um dos principais trabalhos ao qual os escravos eram submetidos nos EUA.

Oficialmente encerrada no país em 1863, a escravidão emergiu disfarçada de elogio no comentário de Brian Davis, de etnia branca, que tentava exaltar uma assistência de Westbrook. “Russell acha Ferguson no canto, arremesso para três, e bang! Westbrook está fora de sua mente de colher algodão”, disse Davis (“out of his cotton-picking mind”, em inglês).

O caso ganhou notoriedade, e o Oklahoma City Thunder se pronunciou contra a fala “ofensiva” do comentarista. “Nós obviamente achamos o termo usado ofensivo e inapropriado, e eu disse isto a Brian [Davis] pessoalmente”, afirma o vice-presidente de transmissões de OKC, Dan Mahoney, dizendo que o comentarista se desculpou e jurou não ter tido a intenção de dizer algo degradante.

Davis acabou recebendo uma suspensão simbólica, de apenas um jogo. Ele perde a estreia do Thunder nos playoffs da NBA, às 19h30 (de Brasília) deste domingo, contra o Utah Jazz. Está é sua décima temporada cobrindo o serviço “play-by-play” nos jogos de OKC.