Topo

Basquete

Como término com Kardashian "influencia" disputa por título e MVP da NBA

Troy Taormina/USA TODAY Sports
James Harden mostra os músculos para comemorar cesta do Houston Rockets contra o Minnesota Timberwolves Imagem: Troy Taormina/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

19/04/2018 04h00

Líder do time de melhor campanha da temporada regular da NBA, James Harden vive aos 28 anos a expectativa de levar o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP, da liga em inglês) pela primeira vez em sua carreira de nove anos na liga profissional americana de basquete. Curiosamente, a possibilidade surge um ano depois de o ala-armador do Houston Rockets romper com Khloe Kardashian, relacionamento que ele acredita que atrapalhava seu desempenho e o de seus colegas de equipe.

Premiado por sua carreira no basquete colegial dos Estados Unidos, Harden foi selecionado pelo Oklahoma City Thunder na terceira escolha do Draft de 2009. Na equipe, formou promissor trio com Russell Westbrook, Kevin Durant e Serge Ibaka e chegou à final da NBA em 2012, quando se sagrou campeão da Conferência Oeste e perdeu a decisão para o Miami Heat por 4 a 1.

No entanto, ao fim da temporada, o Thunder chegou à conclusão de que não queria renovar o contrato dos quatro jogadores para não estourar o teto salarial e pagar multas à NBA. Harden foi o escolhido para ser sacrificado e acabou trocado para o Rockets.

Sem precisar dividir protagonismo com os ex-colegas, Harden se tornou destaque na franquia texana. No Thunder, sua melhor temporada foi a 2011/2012, quando registrou 16,8 pontos, 3,1 rebotes e 2,1 assistências em 16,8 minutos por exibição. Pelos Rockets, esses números foram demolidos. Na temporada passada, por exemplo, o astro sustentou 29,1 pontos, 11,2 assistências e 8,1 rebotes em 36,4 minutos por partida, terminando a votação para MVP na segunda colocação, atrás apenas de Westbrook, que segue em Oklahoma City.

Nesta temporada, foram 30,4 pontos, 8,8 assistências e 5,4 rebotes em 35,4 minutos por jogo. Com os números, Harden guiou os Rockets à melhor campanha da NBA na temporada regular: foram 65 vitórias em 82 jogos, o que tornou o ala-armador favorito ao prêmio de MVP.

O desempenho de Harden se explica, em parte, pelos reforços contratados pelos Rockets. Antes da temporada, a franquia texana acertou com Chris Paul, que divide a armação com o astro e permite que ele atue mais como pontuador, e com PJ Tucker e Luc Mbah a Moute, que colaboram na defesa e nos rebotes. Durante o campeonato, ainda chegaram Joe Johnson e Gerald Green, bons arremessadores que ajudam a abrir as defesas para que o ala-armador consiga se destacar no mano a mano.

Reprodução/Egotastic
Imagem: Reprodução/Egotastic
Mas há também uma diferença no lado pessoal. O relacionamento de Harden com a socialite americana Khloe Kardashian, reportado pela primeira vez em junho de 2015, terminou em fevereiro do ano passado. O jogador admite que o caráter midiático do namoro atrapalhava seu desempenho e até mesmo o de seus colegas.

"Não estou preocupado com nada a não ser jogar, e pode ser por isso que estou tendo esse tipo de sucesso. Eu não gostava de toda a atenção. Sinto que era tudo sem motivo. Eu não ganhava nada com aquilo a não ser a exposição do meu nome, do meu rosto, e eu não preciso disso. Não era desconfortável, mas não era eu. Não preciso de fotos enquanto estou dirigindo meu carro. Quem se importa com que sapato estou? Quem se importa com o que estou comendo? Eram coisas desnecessárias que eu acho que afetaram meus companheiros. Eu tive que eliminar isso", disse Harden, em entrevista à revista americana "Sports Illustrated" concedida dias após as reportagens sobre o fim do relacionamento.

Depois de terminar com Harden, Khloe começou a namorar Tristan Thompson, pivô do Cleveland Cavaliers. Uma representante do estafe da socialite saiu em sua defesa após as declarações de Harden.

"Ele só está se fazendo parecer mal destruindo-a assim. Ela acha que ele está bravo porque ela parou de retornar suas ligações e seguiu em frente com alguém mais jovem e mais atraente. James é um ex-namorado amargo e é passado para ela. Ela está com Tristan agora, e ele representa uma melhora em todos os sentidos", disse a pessoa ligada a Khloe, em entrevista ao site americano "Hollywood Life".

Antes do relacionamento com Harden, Khloe foi casada com Lamar Odom, ex-jogador que fez sucesso com a camisa do Los Angeles Lakers. Thompson, por sua vez, foi campeão da NBA com os Cavaliers em 2016, mas virou reserva da equipe nesta temporada. Recentemente, o pivô teria traído a socialite. 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!