Topo

Jogador da NBA é trocado por franquia enquanto jogava; LeBron se irrita

Harrison Barnes em ação pelo Dallas Mavericks -  Elsa/Getty Images/AFP
Harrison Barnes em ação pelo Dallas Mavericks Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/02/2019 09h12

A rodada de quarta-feira da NBA ficou marcada por um momento inusitado que provocou reação indignada de jogadores como LeBron James. O ala-pivô Harrison Barnes estava em quadra enfrentando o Charlotte Hornets quando o Dallas Mavericks fechou uma troca para enviá-lo ao Sacramento Kings. 

A notícia veio à tona durante a transmissão, no começo do último quarto. Barnes até então tinha marcado 10 pontos na partida que terminou com vitória do Dallas Mavericks por 99 a 93. Ao saber da notícia, ele permaneceu no banco de reservas até o final.

Encerrado o jogo, o Mavericks confirmou a troca de Barnes pelo ala Justin Jackson e pelo pivô Zach Randolph. Segundo o agente responsável pela negociação, Jeff Schwartz, o jogador sabia que haveria uma reunião sobre o assunto durante a partida e mesmo assim decidiu entrar em quadra.

A situação, porém, foi alvo de severas críticas de LeBron James, do Los Angeles Lakers. O jogador reclamou de quem critica os jogadores por forçarem uma negociação, mas defendem as atitudes das franquias.

"Então, deixe-me adivinhar que isso é legal porque eles tinham que fazer o que era melhor para a franquia? Negociou esse homem enquanto ele estava literalmente jogando a partida e não fazia ideia", escreveu.

"Eu não estou batendo em quem o trocou porque é um negócio e você tem que fazer o que sente ser o melhor, mas eu só quero que isso comece a mudar e que, quando um jogador quer ser negociado ou deixe uma franquia, que ele não seja visto como um egoísta/ingrato, mas quando eles negociam você, liberam, cortam etc etc, é o melhor para eles.", afirmou.

A declaração vem um momento em que LeBron James está em evidência por conta da situação de Anthony Davis, que pediu para ser negociado pelo New Orleans Pelicans. Os dois são agenciados pelo mesmo empresário.