Topo

Como as lentes de contato tornaram Curry ainda mais letal nas bolas de três

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/04/2019 12h00

Stephen Curry impressiona a NBA pelo aproveitamento das bolas de três pontos. Entretanto, a arma assustadora do armador do Golden State Warriors pode se tornar ainda mais letal por uma mudança na vida do astro da liga. Desde 16 de março, o camisa 30 usa lentes de contato para jogar e encontrou um "novo mundo" pela frente. O crescimento dos números foi imediato.

Durante a carreira, Curry tem o alto número de 43,6% das bolas do perímetro convertidas. Na atual temporada, a média é ligeiramente superior ao quase bater na casa dos 44% (43,8%). O índice de acerto ultrapassa casa dos 48,5% somente nas partidas com o uso das lentes, contando até a rodada do último fim de semana.

A mudança veio a público pelo próprio Stephen Curry. Em declaração dada ao The Athletic, o astro dos Warriors contou sobre a nova experiência de atuar com as lentes nos olhos.

"Comecei a usar lentes de contato, simplesmente isso. Havia me acostumado a não enxergar tão bem durante tanto tempo, que não era nada demais para mim. Mas, agora, parece que um novo mundo se abriu diante de mim", contou, rindo, o armador do melhor time da Conferência Oeste.

Segundo a publicação americana, Steph Curry tem como diagnóstico ceratocone, uma doença genética degenerativa que reduz a espessura na parte central da córnea e pode gerar até cegueira em casos mais graves. Como consequência, os atingidos pelo problema possuem falta de nitidez nas imagens projetadas na retina e desenvolvem grau alto tanto de miopia e astigmatismo.

A visão corrigida ajudou Curry a se tornar ainda mais letal, e os números das primeiras semanas comprovam. O atleta de 31 anos, antes de diagnosticar o problema, já carrega consigo o fato de ser o terceiro jogador com mais cestas de três pontos convertidas na história da liga, apenas atrás de Ray Allen e Reggie Miller.

Grande parte das mais de 2.400 bolas de longe vieram com o astro sofrendo com um problema de visão. Sem esta limitação, Curry tem como expectativa quebrar ainda mais marcas. Para azar dos rivais, a estrela dos Warriors já se acostumou a jogar com as lentes, cresceu o aproveitamento e promete chegar em alta para os playoffs da NBA.