Topo

Basquete


Vasco deixa NBB após patrocínio ser deslocado para futebol de base

Basquete do Vasco perdeu patrocínio para futebol de base e não disputará o NBB - Paulo Fernandes/Vasco
Basquete do Vasco perdeu patrocínio para futebol de base e não disputará o NBB Imagem: Paulo Fernandes/Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/07/2019 21h31

O Vasco estava com tudo encaminhado para disputar a próxima edição do NBB. Porém, o clube decidiu transferir a verba do patrocínio da TIM para as categorias de base do futebol e deixou o basquete sem condições de competir na liga nacional da modalidade.

A decisão fez com que o diretor de quadra e salão, Jorge Veríssimo, pedisse demissão do cargo. Ele havia garantido na semana passada que o Vasco jogaria o NBB. Diante da nova situação, preferiu se desligar do clube.

A diretoria de quadra e salão do clube já comunicou à Liga Nacional de Basquete e não vai participar da reunião geral neste sábado, em São Paulo. A informação foi divulgada inicialmente pelo "Vasco Basketball" e confirmada pelo UOL Esporte.

Com isso, o Vasco perde sua posição no NBB e, caso queira voltar a disputar a competição, terá que recomeçar o projeto pela Liga Ouro - espécie de segunda divisão do basquete brasileiro.

O Vasco voltou ao basquete profissional na temporada de 2015/16, quando venceu a Liga Ouro. O título deu ao clube o direito de jogar o NBB no ano seguinte. Em sua primeira exibição, o clube teve um elenco mais enxuto, com investimento inicial baixo. David Jackson era a grande estrela.

O Vasco decidiu mudar na temporada seguinte e investiu pesado. O orçamento esteve próximo dos R$ 8 milhões. Além de manter Jackson, o clube trouxe outras estrelas, como Guilherme Giovannoni, Gui Deodato e Lucas Mariano. A falta de pagamento foi uma realidade e rendeu vários processos ao clube.

Na última temporada, com um time mais barato que nos últimos anos, o Vasco acabou na 13ª colocação e ficou de fora dos playoffs - o Flamengo foi o campeão do torneio. Desde que retornou, a equipe não correspondeu às expectativas.