UOL Esporte Basquete

01/10/2006 - 18h15

Ala Marquinhos define contrato de dois anos com os Hornets

Da Redação
Em São Paulo
O ala Marcus Vinicius Vieira de Sousa, o Marquinhos, irá disputar a próxima temporada da NBA pelo New Orleans/Oklahoma City Hornets. O atleta, que havia sido selecionado pela equipe no draft, assinou neste domingo contrato válido por dois anos.

Os dois anos do compromisso são garantidos. Quando o contrato se encerrar, Marquinhos será um "agente livre restrito", ou seja, poderá receber ofertas de qualquer equipe da liga, mas os Hornets terão a opção de igualar a proposta.

"Estou muito contente com a oportunidade de vestir a camisa do New Orleans/Oklahoma City Hornets. Desde o início da fase de treinamentos para o draft, a equipe sempre gostou do meu jogo. Fico honrado em poder ajudar o time no próximo campeonato. É o começo de uma nova fase na minha carreira e irei encarar este desafio com garra e determinação", comentou o brasileiro.

"O Hornets é um time que mescla a juventude de Chris Paul, Tyson Chandler e David West com a experiência de Peja Stojakovic, Desmond Mason e Bobby Jackson. Com certeza vamos dar o que falar na temporada", completou Marquinhos.

Na edição deste ano do draft da NBA, Marquinhos foi selecionado pelo New Orleans/Oklahoma City na 13ª posição da segunda rodada (43ª no geral). Para se preparar para o recrutamento, o ala de 2,07m participou de treinamentos intensivos no Brasil e nos Estados Unidos sob supervisão de Robert Donewald Jr., ex-assistente técnico do Cleveland Cavaliers.

Marcus Vinicius Vieira de Sousa nasceu no dia 31 de maio de 1984, no Rio de Janeiro. Depois de passar pelas categorias de base de Monte Líbano, Corinthians e Bauru, o jogador defendeu os seguintes clubes: Vasco da Gama, Corinthians/Mogi, Premiata Montegranaro (Itália) e Objetivo/São Carlos.

Na temporada 2004/05, Marquinhos registrou médias de 15.4 pontos, 5.5 rebotes, 2.1 recuperações e aproveitamento de 45% nos arremessos de três pelo Premiata na segunda divisão italiana.

Na temporada passada, o atleta atuou pelo Objetivo/São Carlos no Campeonato Paulista 2005 e cravou os seguintes números: 19.5 pontos, 6.7 rebotes, 4.0 assistências e 2.2 recuperações. No primeiro semestre de 2006, Marquinhos treinou exclusivamente para o draft da NBA.

Pela seleção brasileira juvenil, Marquinhos participou do Global Games 2003 (eleito para a equipe ideal do torneio pela organização), em Dallas, e da Copa América 2002 (segundo cestinha do Brasil, com média de 12.4 pontos), na Venezuela.
Hospedagem: UOL Host