UOL Esporte Basquete
 
22/12/2008 - 13h12

Rosa Branca, bicampeão mundial de basquete, morre em São Paulo

Do UOL Esporte
Em São Paulo (SP)
O ex-jogador de basquete Carmo de Souza, mais conhecido como Rosa Branca, morreu nesta segunda-feira. Aos 68 anos, ele estava em São Paulo, e a morte teria sido em decorrência da complicação de uma pneumonia, com uma parada cardíaca.

O paulista estava internado desde quinta-feira para tratar o problema, no Hospital Metropolitano, no bairro da Lapa, em São Paulo, mas não resistiu na manhã desta segunda-feira.

Rosa Branca foi jogador da seleção brasileira, atuando por 12 anos com a camiseta verde-amarela. Neste período, o paulista nascido em 19 de julho de 1940, em Araraquara (SP), chegou a jogar em todas as posições: pivô, ala e armador.

Entre suas conquistas estão o bicampeonato mundial pelo Brasil (no Chile, em 1959, e no Brasil, em 1963) dois bronzes nos Jogos Olímpicos (em Roma-1960, e em Tóquio-1964). Também foi prata e bronze pan-americano e tetracampeão sul-americano. Sua carreira foi encerrada no Corinthians, em 1971, e atualmente o ex-jogador era diretor da Federação Paulista de Basquete.

O presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, lamentou a perda de Rosa Branca. "É uma grande perda para o basquete brasileiro. Rosa Branca foi um atleta de extraordinário talento, que vestiu e defendeu as cores do Brasil com muito orgulho e dedicação", disse Grego. "Foi um jogador que marcou a história do basquete com inúmeras conquistas, com destaque para o inesquecível bicampeonato mundial e as duas medalhas de bronze olímpicas."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host