Topo

Nova York nomeia rua 'Muhammad Ali'

Michael Appleton/Mayoral Photography Office
Imagem: Michael Appleton/Mayoral Photography Office

Da AFP

07/06/2016 19h03

A cidade de Nova York renomeou nesta terça-feira uma rua em volta do Madison Square Garden de "Muhammad Ali Way" após a lenda do boxe ter enfrentado uma série de lutas na icônica arena do esporte.

O prefeito Bill de Blasio anunciou o nome temporário da rua 33 (oeste), próxima à arena MSG, onde algumas das melhores lutas de Ali ocorreram na capital do entretenimento americano.

Ali, com sua notável carreira no boxe e seu ativismo pelos direitos civis se tornou uma das figuras mais marcantes do século XX. Ele morreu na semana passada, aos 74 anos, depois de uma batalha travada há décadas com a doença de Parkinson. 

"Hoje nós estamos fazendo um tributo a esse homem no coração da cidade", disse de Blasio. "Ele merece essa nomeação e mais".

Ali lutou oito vezes no Madison Square Garden, incluindo a épica "Luta do Século", em 1971, contra Joe Frazier.

A rua de Nova York pode ser renomeada permanentemente se a legislação passar pelo Conselho da cidade e for assinada pelo prefeito.

Não há planos até agora para fazer o nome "Muhammad Ali Way" mudar permanentemente, e isso exige que primeiro um membro do Conselho apresente um projeto de lei.

O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e o comediante Billy Crystal foram chamados para fazer discursos no funeral público do pugilista em Louisville, Kentucky, na sexta-feira.