Topo

Campeão olímpico presencia mortes e relata terror em atentado de Londres

Autor de atentado bateu carro contra o portão do Parlamento britânico - James West/AP
Autor de atentado bateu carro contra o portão do Parlamento britânico Imagem: James West/AP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2017 18h02

O ex-boxeador italiano Maurizio Stecca, campeão olímpico em Los Angeles-1984 na categoria peso galo, foi testemunha ocular do atentado terrorista ocorrido no Parlamento de Londres, nesta quarta-feira (22), que deixou quatro mortos e pelo menos 20 feridos. O ex-atleta relatou ao jornal La Gazzetta dello Sport as cenas de violência que testemunhou na capital britânica.

"Nós estávamos visitando a delegação britânica, e quando saímos do Parlamento, ouvimos os gritos das pessoas que estavam entre as atingidas pelo carro na ponte Westminster. Ele bateu no portão, e então vimos um homem armado com duas grandes facas atacar o policial na entrada, esfaqueando repetidamente, até o guarda cair no chão", contou Stecca, 54 anos.

"Então o homem se levantou e começou a correr em direção ao Parlamento, bem na nossa direção. Foi quando outro homem apareceu por uma porta lateral, a uns 10 metros de distância, disparou três tiros e o matou. O homem tentou se levantar, talvez não tivesse percebido o quanto ele estava ferido, mas logo em seguida caiu morto", completou.

Stecca e as delegações de boxe da Itália e da Inglaterra permaneceram presos no Parlamento com outras 300 pessoas. "De vez em quando, nós íamos para outras salas. Eles evacuaram imediatamente apenas as crianças. Parecia uma cena de filme, mas era a realidade. Se nós não tivéssemos escutado as pessoas gritando, teríamos ido bem de encontro ao atentado. Mas estamos bem agora", disse.

O ataque começou na ponte Westminster, que cruza o rio Tâmisa e dá acesso ao Parlamento, onde pessoas foram atropeladas por um carro. Em seguida, o motorista bateu contra as grades do Parlamento e tentou entrar no prédio antes de ser atingido pela polícia nos jardins.