Topo

O falatório de Mayweather x McGregor: o que boxe e MMA esperam da luta?

Mayweather e McGregor farão superluta de boxe em 26 de agosto - Reuters/Paul Childs
Mayweather e McGregor farão superluta de boxe em 26 de agosto Imagem: Reuters/Paul Childs

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/08/2017 10h00

O duelo entre Floyd Mayweather e Conor McGregor em um ringue de boxe de Las Vegas, em 26 de agosto, é um dos grandes eventos esportivos do ano não apenas pelas cifras multimilionárias envolvidas ou pelo peso das duas estrelas da luta. Também existe o fator curiosidade – afinal, não é todo dia que um campeão de MMA muda de esporte para enfrentar o maior pugilista da era moderna. É o encontro de dois mundos.

E sob esse ponto de vista, o embate já começou. Tanto personalidades do boxe como do MMA têm se manifestado ativamente sobre suas previsões e expectativas para o evento, já que a própria imagem pública de cada uma das modalidades estará em jogo. Mayweather vai dominar o principal nome do UFC e atingir o cartel perfeito de 50-0? Ou McGregor vai chocar o mundo das lutas e dar uma poderosa demonstração da força das artes marciais mistas?

A opinião da maioria indica que o primeiro cenário – vitória controlada de Mayweather – é o mais provável. Mas, se alguns boxeadores tendem a encarar as chances de Conor como próximas a zero, nomes ligados ao MMA botam mais fé no irlandês. Em meio a tudo isso, também existem as exceções, como o brasileiro José Aldo, por exemplo. Confira o que 10 pessoas, cinco de cada modalidade, já disseram sobre a luta:

Oscar De La Hoya: "Se eu não consegui..."

De la Hoya - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Grande nome do boxe e um dos 49 adversários derrotados por Mayweather em sua carreira, o ex-campeão De La Hoya é bem claro: McGregor não tem a mínima chance de ganhar. Em entrevista ao site TMZ, ele disse: "Eu até queria que ele pudesse, mas não dá. Se eu não consegui... Você acha que McGregor é melhor que eu no meu auge?". A descrença é tanta que De La Hoya pediu até um boicote à luta, antes mesmo de ela ter sido confirmada.

Eddie Alvarez: "Conor pode nocautear em quatro rounds"

O último adversário de McGregor em um octógono foi Alvarez, que perdeu para o irlandês o cinturão dos pesos leves no UFC 205. Ao podcast 5ive Rounds, Eddie disse que seu algoz não deve ser subestimado. "Nos quatro primeiros rounds, se você não acha que McGregor pode nocautear Mayweather, então você é um idiota. Mas se Conor não nocauteá-lo nos primeiros quatro assaltos, então acho que vira uma luta de só um lutador. A técnica de Mayweather é suficiente para que pareça que só ele está lutando".

Popó: "Mayweather tem obrigação de nocautear"

O brasileiro tetracampeão mundial é outro boxeador que acha que a luta nem deveria acontecer. "O Nate Diaz deu um pau no McGregor no boxe, imagina o Mayweather? Se você vê os treinamentos do McGregor, que ele coloca na internet, é de dar risada. O Mayweather vai nocautear, ele tem que nocautear. É uma obrigação dele", disse Popó ao canal Combate.

José Aldo: "McGregor não tem nenhuma possibilidade"

Aldo - John Locher/AP - John Locher/AP
Imagem: John Locher/AP

Desafeto de Conor, o brasileiro, que perdeu o cinturão dos penas para o irlandês em 2015, aposta contra ele. "Não tem nenhuma possibilidade de McGregor vencer Mayweather. Floyd tem feito isso a vida inteira, e é um esporte diferente. Ele (McGregor) está só pelo dinheiro. Depois da luta, vai pegar seus milhões de dólares e provavelmente nunca mais vai lutar de novo", disse Aldo à AP.

Mike Tyson: "McGregor será assassinado"

Mesmo sendo fã declarado de MMA, o lendário ex-peso pesado não está muito animado com as chances de Conor em um ringue. "McGregor será assassinado. Boxe? Eu fiquei chateado porque achei que eles usariam regras de MMA contra o boxe, pois é disso que se trata. Pode um boxeador bater num lutador de MMA? Esse cara (Mayweather) tem feito isso a vida toda, desde que Conor era um bebê. E Conor não pode chutar ou agarrar. Ele não terá muita chance", disse Tyson ao podcast Barstool Sports.

Cris Cyborg: "Mayweather vence, mas McGregor é um corajoso"

"Acho que Mayweather ganha a luta com certeza, até porque está em outro patamar. Mas o McGregor é um corajoso de topar isso. Está abrindo uma porta importante para os dois lados. Isso só faz crescer o esporte. Não acho que o McGregor não saiba nada de boxe, mas temos um especialista do outro lado, uma lenda. Conor pode até fazer algo, acertar uma coisa ali de surpresa, mas o Floyd domina a arte demais, deve ganhar mesmo”.

Randy Couture: "Conor não vai tocar Mayweather"

Ex-campeão do UFC em duas categorias (pesado e meio-pesado), Couture é um dos atletas de MMA que opina abertamente que McGregor tem chances mínimas. Ao podcast Undisputed, ele afirmou: "Acho que ele tem uma chance em 10 de vencer Mayweather. É talvez o melhor boxeador defensivo dos últimos 20 anos. Os melhores boxeadores do mundo não conseguiram tocar nele. Por que McGregor, que nunca lutou boxe profissionalmente, conseguiria? Não acho que isso vai acontecer".

Andre Berto: "Se alguém pode vencer Floyd, é ele"

Berto - Ezra Shaw/Getty Images/AFP - Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images/AFP

O último boxeador a lutar contra Mayweather (e perder para ele) foi Berto, em 2015. E ele surpreende ao afirmar que Conor tem, sim, uma chance real de superar Floyd no boxe. "Se existe um cara no UFC que pode vencer Floyd, é ele. Os primeiros rounds serão muito importantes. Conor não é um boxeador convencional, ele pode achar ângulos estranhos. Mas ele terá que fazer isso no começo e ser efetivo, senão Floyd vai se adaptar. E aí a noite vai ficar ruim para McGregor", disse ele ao programa The MMA Hour.

Nick Diaz: "Se ele pode bater no meu irmão..."

As duas lutas recentes de McGregor contra Nate Diaz – uma derrota por finalização e uma vitória por decisão dos juízes – causaram uma boa impressão em Nick Diaz, irmão do lutador do UFC. Ao podcast My MMA News, ele apostou: "No MMA, tem talvez uns cinco caras que lutam jiu-jitsu e que têm algum nível de entendimento sobre boxe. Conor obviamente é um deles. Se ele pode bater no meu irmão, ele certamente pode incomodar Floyd, ou até mesmo ser um desafio real".

Evander Holyfield: "Terá que transformar a luta em batalha"

Para o ex-campeão dos pesos pesados no boxe, McGregor sabe que não tem como competir com Mayweather na técnica ou na experiência. A saída, portanto, é usar a força física e a juventude. "Ele terá que ir para cima, incomodá-lo. Terá que fazer algo que deixe Mayweather frustrado. Acho que a única chance é transformar a luta em uma batalha", avaliou Holyfield ao site TMZ.

Dana White: "Conor bate como um caminhão"

Dana - Vaughn Ridley/Getty Images/AFP - Vaughn Ridley/Getty Images/AFP
Imagem: Vaughn Ridley/Getty Images/AFP

Por fim, o presidente do UFC, Dana White, não perde uma oportunidade de destacar que McGregor tem, sim, condições de igualar a luta com Mayweather. A idade mais avançada e a menor envergadura do americano são alguns motivos apontados. "Floyd tem 40 anos, Conor tem 29. Floyd sempre tem problemas contra canhotos. Conor bate como um caminhão. Se você acha que Conor não irá acertar um golpe em 12 rounds você está maluco".