Topo

Mayweather x McGregor terá luvas mais leves. Por que isso causou polêmica?

Mayweather aceitou baixar o peso das luvas de 10 para 8 onças - o que é contra as regras - Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Mayweather aceitou baixar o peso das luvas de 10 para 8 onças - o que é contra as regras Imagem: Ezra Shaw/Getty Images/AFP

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

26/08/2017 04h00

A luta de boxe entre Floyd Mayweather e Conor McGregor neste sábado (26), em Las Vegas, será única, excepcional. Sim, é um encontro inusitado e midiático entre um dos maiores pugilistas de todos os tempos, invicto em 49 combates, contra uma estrela do MMA fazendo sua estreia profissional em outro esporte. Mas não é disso que estamos falando aqui. A luta será única e excepcional por causa do tamanho das luvas dos atletas.

De acordo com as leis da Comissão Atlética de Nevada, que sancionou e permitiu a realização do combate, em qualquer luta com peso acima de 147 libras (66,6 kg) os boxeadores precisam usar luvas de 10 onças (283,5 gramas). Mas o órgão abriu uma inesperada exceção para o duelo multimilionário, marcado para a categoria de 154 libras (69,8 kg), e, após pedidos dos dois lutadores, permitiu que eles usassem luvas mais leves, de 8 onças (226,8 gramas).

À primeira vista, uma diferença de pouco mais de 56 gramas não parece fazer grande diferença. Mas existe um motivo para que a Comissão Atlética de Nevada tenha instaurado essa regra em 2006: a segurança dos atletas. Apesar de não haver evidência científica sólida de que luvas mais pesadas protejam mais os lutadores de danos cerebrais, a norma nunca havia sido quebrada antes.

De acordo com a Associação de Médicos de Ringue (ARP, na sigla em inglês), organização internacional dedicada à saúde e segurança de boxeadores e atletas de MMA, é temerário que o combate entre dois lutadores acima de 147 libras aconteça com luvas de 8 onças.

"Esse é um combate que já foi combinado para uma categoria de peso específica. A menos que exista evidência científica para apoiar a visão de que uma mudança como essa possa aumentar a segurança da luta, nós recomendamos fortemente que a regra atual não seja ignorada. Fazer isso seria estabelecer um precedente para lutas futuras", disse a ARP em comunicado oficial.

McGregor - Michael Reaves / Getty Images - Michael Reaves / Getty Images
No UFC, McGregor está acostumado com luvas de apenas 4 onças
Imagem: Michael Reaves / Getty Images

E se existe a possibilidade de um risco maior à saúde dos atletas, por que a Comissão Atlética abriu uma exceção? A resposta mais palpável é que, assim, crescem as chances de um nocaute. É consenso que Conor McGregor tem pouca possibilidade de vitória, mas sua melhor chance é conectar um golpe forte o suficiente para derrubar o gênio defensivo Mayweather nos primeiros rounds. Com mãos mais leves – ele usa luvas de apenas 4 onças (113,4 gramas) no UFC –, os golpes ficam mais rápidos e impactantes.

"Eu estou muito feliz com o modo como a Comissão Atlética de Nevada lidou com o caso", disse McGregor. "Você tem prós e contras dos dois lados. Os dois atletas estavam pedindo pela troca, e eu estou lutando com luvas mais pesadas do que estou acostumado. Isso ajuda os dois, de certa forma".

Da mesma forma, as luvas mais leves podem incentivar Mayweather a tentar um nocaute – algo que não acontece desde 2011 – caso ele sinta McGregor cansado e vulnerável em algum momento da luta. Contra um adversário que nunca lutou boxe profissionalmente na vida, é bem maior a pressão em cima de Floyd para que ele dê um espetáculo e fuja de seu habitual jogo de esquiva, contra-ataques e vitórias seguras por decisão dos juízes.

"Eu disse a McGregor: 'vamos lutar em luvas de 8 onças'", escreveu Mayweather em suas redes sociais. "McGregor pode lutar com qualquer marca que ele preferir ou escolher. Eu usarei luvas Grant de 8 onças. Qualquer vantagem que McGregor precise para se sentir mais à vontade no ringue, eu estou disposto a aceitar. Vamos dar aos fãs de boxe e MMA o que eles querem ver".

No fim das contas, foi o presidente do UFC, Dana White, quem melhor resumiu o motivo de a Comissão Atlética de Nevada ter quebrado de forma inédita uma regra que ela própria criou. "Isso vai afetar bastante a luta", opinou ele. "Desse jeito, é muito mais divertido".